Menos celular, mais livros!

Compartilhe nas redes sociais.

De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A média de leitura é de 4,96 livros por ano, sendo que uma parte desse número é lida por exigência ou indicação acadêmica e muitas vezes as obras não são finalizadas pelo leitor.

O contato com a leitura deve ser incentivado mesmo antes do processo de alfabetização. Ainda assim, em um mundo cada vez mais digital nem sempre é fácil um livro físico competir com games, tablets e o universo interativo dos celulares, cada vez mais acessíveis às crianças.

Por isso, muitos sites de editoras e os próprios e-books disponibilizam atividades lúdicas sobre obras infantis, além de canais específicos no YouTube, que podem ser um caminho para despertar o gosto pela leitura. Os leitores de livros digitais, como o Kindle, por exemplo, também pode ser uma boa para as gerações mais tecnológicas.

Em qualquer idade, ler aprimora habilidades de comunicação, enriquece o repertório intelectual e linguístico, estimula o senso crítico e a criatividade.

Fonte: Estadão – Educação.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*