Fábio Schvartsman irá presidir a Vale

COMPARTILHE:

Conforme abordado pelo blog em alguns textos, a disputa pela cadeira de presidente da mineradora Vale era intensa. Esquentava os bastidores políticos de Brasília, sobretudo, a bancada mineira no Congresso Nacional. A Vale decidiu contratar  empresa internacional de seleção de executivos, a famosa Spencer Stuart para ajudar no processo de escolha de seu novo mandatário, e isso aconteceria até o fim de maio. A antecipação deu fim a um intenso processo especulativo sobre o caso.

Segundo informações divulgadas pelo site Diário do Poder, o nome já foi escolhido. O novo presidente da Vale será Fábio Schvartsman, CEO da Klabin. Nascido em 1954, ele é graduado e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Poli/USP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. A revista Forbes colocou no ano passado Schvartsman na lista dos 34 melhores executivos do Brasil. Ele ocupa o cargo de diretor-geral da Klabin – maior produtora e exportadora de papéis do Brasil – desde fevereiro de 2011.

A escolha foi puramente técnica, deixando de lado o forte lobby político. Segundo as notícias divulgadas, o nome de Schvartsman teve apoio do presidente Michel Temer.

Confira na íntegra o comunicado da Vale:

“A Vale S.A. (Vale) informa que após reunião de seu Conselho de Administração realizada hoje, o Sr. Fabio Schvartsman foi eleito para assumir o posto de Diretor Presidente da Vale.

Fabio Schvartsman é graduado e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Politécnica de São Paulo (Poli/USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Fábio trabalhou por 10 anos na Duratex e por 22 anos no grupo Ultra, de onde saiu em 2007 como CFO da holding Ultrapar e sócio-diretor da Ultra S.A.. Após presidir a Telemar Participações e a San Antonio Internacional, tornou-se em 2011 presidente da Klabin, cargo que exerce até hoje.

Fabio Schvartsman foi eleito pelo Conselho de Administração a partir de uma lista preparada pela empresa internacional de seleção de executivos, Spencer Stuart, em conformidade com as normas e governança da companhia”.

O blog no X