Sérgio Balduíno, um ponto fora da curva?

COMPARTILHE:

O atual vice-prefeito de Parauapebas, o empresário Sérgio Balduíno de Carvalho (PSB) parece – até o momento – destoar do que normalmente se acostumou acompanhar na relação de prefeitos eleitos e seus respectivos vices na política da “capital do minério”. Desde a emancipação política de Marabá, em 1988, quando Parauapebas tornou-se município, que a figura dos substitutos diretos dos eleitos não se destacam no cargo. Uns por incapacidade política e outros por conflitos com o mandatário municipal.

Em ordem cronológica o primeiro vice-prefeito de Parauapebas foi Renato Araújo, no governo de Faisal Salmen (1988 -1992). Na gestão seguinte, de Chico das Cortinas (1993 – 1996) tendo como vice uma mulher: Meire Vaz. Em 1997 foi eleita Bel Mesquita para o quadriênio 1997 – 2000, na companhia de Milton Martins como vice. Bel se reelegeu para mais um mandato, agora com a dobradinha feminina: Meire Vaz, que retornaria ao cargo de vice, agora em nova gestão.

O quinto vice-prefeito da recente história política de Parauapebas foi o Pastor Moisés, que venceu as eleições na chapa liderada pelo PT, na primeira passagem de Darci pelo paço municipal. Para a sua segunda gestão como prefeito, Lermen escolheu como vice Afonso Andrade. No último quadriênio, na chapa vitoriosa do empresário Valmir Mariano estava Ângela Pereira, novamente outra mulher estaria em posição destacada na linha sucessória do Executivo municipal.

Em todos os casos apresentados há algo em comum: o papel quase inerte ou nem isso dos vice-prefeitos em Parauapebas. Quando não ocorreram rompimentos entre os lados da chapa vencedora das eleições, ocorria o esquecimento, marasmo e até o isolamento político do segundo mais importante agente político do município.

Darci Lermen venceu a eleição tendo como vice, Sérgio Balduíno (PSB). E diferente dos citados anteriormente, o atual vice-prefeito da “capital do minério” apresenta bastante desenvoltura e certa habilidade política. Desenvolve ações políticas de forma mais autônoma, não estando ligado exclusivamente ao prefeito ou dependendo dele para agir, imprimir o seu papel de agente político.

Balduíno mostra que pretende ser independente, buscar implementar a sua marca, e quem sabe, voos mais altos na política em um futuro bem próximo. Não se pode desprezar a importância que o PSB teve no último processo eleitoral em Parauapebas. A referida legenda tem o primeiro da linha sucessória municipal e a presidência do poder legislativo, ou seja, cresceu rápido no quesito musculatura política na “capital do minério”.

Na órbita política não há garantias que as relações sejam duradouras. Depende muito do contexto, dos processos que foram construídos e os que ainda estarão por vir. Portanto, a então (pelo menos publicamente) ótima relação entre Darci Lermen e Sérgio Balduíno continua firme e forte, com grande movimentação de ambos. Melhor para Parauapebas.

O blog no X