A distribuição do tempo de TV e Rádio na disputa pelo governo do Pará

Dando continuidade aos processos que antecedem o período eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou na tarde do último dia 23, uma reunião entre a Comissão de Propaganda Eleitoral e representantes dos partidos políticos, para definir e sortear a ordem de exibição da propaganda eleitoral partidária exibida na televisão e também no rádio.

O sorteio aconteceu da sede do Tribunal. Os trabalhos foram conduzidos pelo Vice-Presidente do TRE, Desembargador Roberto Moura, Dra. Nayana Fadul, Procuradora Regional Eleitoral, Renato Holanda, Secretário Judiciário do TRE, e pelos juízes que representam a comissão, Dra Lucyana Daibes, Dr. Rui Frazão e Dr. Edmar Pereira. Na ocasião foi definida ordem de iniciação da propaganda em rede, das inserções, a distribuição de tempo para os partidos e coligações, e por fim, realizou-se o sorteio das eventuais sobras além da execução do plano de mídia.

“Hoje nós tratamos da ordem de veiculação da propaganda eleitoral em rede e por inserções. Além da distribuição de tempo aos partidos cuja a participação no pleito eleitoral deste ano. É importante esclarecer que, todo sorteio é baseado na resolução de n° 23.551, que determina que a distribuição seja feita por cargo, ou seja, as propagandas em rede executadas as terças, quintas e sábados; Presidente e Deputado Federal. Segundas, quartas e sextas; Senador, Deputado Estadual e Governador”, explicou a Dr. Lucyana Daibes.

Já as inserções, vão acontecer de segunda a domingo. Serão 70 minutos diários com inserções de 30 ou 60 segundos, ficando a critério dos partidos e coligações e serão distribuídas ao longo da programação veiculada.

Acessibilidade

Uma das pautas debatidas na reunião foi a acessibilidade na campanha eleitoral. A lei de n° 23.551 também assegura o direito de acesso à informação ao eleitor, sendo ele portador ou não, de deficiência visual ou auditiva, por exemplo.

“É muito importante, neste momento, reforçar o direito que é estabelecido em lei. Garantir o direito ao acesso à informação, no que se refere ao conteúdo das campanhas eleitorais. As emissoras têm obrigação de ter os recursos disponíveis para transmitir esse material. No entanto, é obrigação dos partidos políticos garantir que os conteúdos da propaganda tenham os recursos solicitados”, ressaltou a Procuradora Nayana.

O texto acima foi retirado na íntegra do site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. O blog, portanto, foi buscar esmiuçar o tempo de exposição de Rádio e Televisão de partidos e coligações no horário eleitoral. Como é sabido, o horário eleitoral inicia no próximo dia 31 de agosto, com término no dia 03 de outubro.

De forma didática, distribuímos o levantamento temporal para a disputa pelo governo do Pará. Para tal embate estão registradas cinco candidaturas: Cléber Rabelo, Márcio Miranda, Helder Barbalho, Fernando Carneiro e Paulo Rocha. Todas estão reconhecidas no formato de coligações registradas da seguinte forma e tempo de rádio e TV:

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – 16 (Cleber Rabelo) – 10 segundos;

EM DEFESA DO PARÁ – (Márcio Miranda) – 02 minutos e 54 segundos;

JUNTOS PARA MUDAR – (Fernando Carneiro) – 16 segundos;

LULA LIVRE – (Paulo Rocha) – 01 minuto e 33 segundos;

O PARÁ DAQUI PRA FRENTE – (Helder Barbalho) – 04 minutos e 04 segundos.

Todos os tempos acima podem sofrer o adicional de até três segundos de sobras.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

CMP: Rafael Ribeiro propôs aumento do aluguel social e a execução do projeto “Cursinho Popular da Juventude”

O vereador Rafael Ribeiro (MDB) propôs ação de melhoria na área habitacional na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada terça-feira (14). Através

CMCC: 27ª Sessão Ordinária aprova medidas de infraestrutura e saúde

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou sua 27ª Sessão Ordinária nesta terça-feira, a partir das 18h, no Plenário Bruno Ferreira. A pauta incluiu

Helder traz R$4,7 bilhões para o Pará

Os novos gestores e prefeitos reeleitos no Pará poderão contar, cada vez mais, com o apoio do Ministério da Integração Nacional em ações e projetos

Os desafios de Rodrigo Paz, o novo presidente eleito da Bolívia

Com mais de 97% de urnas apuradas, o candidato do PDC (Partido Democrata Cristão), Rodrigo Paz, foi eleito presidente da Bolívia no domingo (19) em

Selic agrava retração do crédito no Agronegócio, diz Serasa Experian

Segundo dados divulgados pela Serasa Experian, houve um crescimento de aproximadamente 150% nas solicitações durante o terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano

Governo do Pará: Doxa mantém a disputa mais apertada. Ibope amplia o espaçamento anterior. Quem está conseguindo retratar a realidade?

Ontem (17) dois institutos de pesquisa divulgaram os seus novos números. Na rodada anterior, ambos criaram polêmica pelas divergências dos cenários apresentados. A Doxa divulgou