A escolha familiar. A manutenção do poder no clã. A reação do Mercado. A divergência interna na Direita

Na tarde da última sexta-feira, 05, a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Polícia Federal, de Brasília, pegou todos de surpresa. Poucos, só os mais próximos sabiam de forma antecipada do veredito: Flávio Bolsonaro, o chamado “02”, senador da República, se tornou o nome do PL para disputar a Presidência, no próximo ano.

A notícia pegou a todos de surpresa. O nome mais cotado era a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que já se apresentava como pré-candidato à cadeira política mais importante do país. Além disso, era um nome bem aceito na Direita, menos pelo clã Bolsonaro, que mantinha ressalvas ao mandatário paulista.

Reação do Mercado

Quando o nome de Flávio Bolsonaro foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República, o Mercado reagiu mal. O Ibovespa fechou a sexta-feira (5) em forte queda de 4,31%, aos 157.369 pontos. É o maior tombo desde fevereiro de 2021, quando a bolsa recuou 4,87%. Como esperado, por outro lado, o dólar disparou 2,31%, cotado a R$ 5,43 – maior patamar em quase dois meses. Na máxima, encostou os R$ 5,48.

Tal cenário só confirma que o mercado financeiro estava “fechado” com Tarcísio. Não tinha outro nome. O governador paulista era a aposta para derrotar Lula, nome que provoca calafrios nos investidores. Flávio gera polêmica. Seu nome é envolvido com diversas denúncias, como enriquecimento ilícito, “rachadinhas” em seu gabinete, etc.

Analistas apontam que a escolha de Jair fortalece Lula em seu projeto de reeleição. Dentro da Direita, nenhum representante expressivo fez crítica pública, mas nos bastidores há diversos descontentes.

Teste? 

Outros analistas políticos afirmaram que a escolha – encarada como precipitada – é, na verdade, um teste feito pelo ex-presidente, que buscar avaliar o nome de sua prole, mas que a decisão não é em caráter definitivo. De todo modo, sendo ou não uma estratégia, se perde tempo em definir o nome que irá representar a Direita no próximo ano. Enquanto isso, Lula, vem gradativamente melhorando à sua popularidade.

Não é novidade que clã Bolsonaro coloca sempre o próprio interesse em detrimento aos aliados. Exemplos não faltam. Jair sabe que Tarcísio de Freitas é, sem dúvida, o nome mais forte para concorrer, todavia, o receio de perder o controle da Direita, fez com que o mesmo fosse rifado em favor de um nome, claramente, com alta rejeição.

Mais uma “burrada”, mesmo que seja temporária, de Bolsonaro, que teve a rejeição do Mercado. Do outro lado, Lula agradece. A conferir.

Imagem: O Globo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Banco Central eleva mais uma vez a Taxa Selic

Banco Central (BC) eleva Selic para 11,25%. O BC anunciou sua decisão de juros e, como esperado pelo mercado, acelerou o ritmo de aumento da

Pesquisa Doxa: Edmilson, Pirão e Eguchi disputam o 1º lugar

Na sua terceira pesquisa, DOXA mostra o quadro político-eleitoral, visando as eleições de 2024 em Belém. Além disso, a pesquisa avalia o desempenho do governo

Futuro de Trump

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, do partido Republicano, compareceu ontem (4) ao Tribunal Criminal de Manhattan para ouvir 34 acusações feitas contra ele.

Pais que NÃO educam

Onde estão os filhos que obedeciam aos pais, que respeitavam aos mais velhos? Que cumpriam suas obrigações, que alcançavam notas para passar de ano sem

Rapidinhas do Branco – XLIX

Choque de realidade Pelo visto, o vereador Zé do Bode (MDB) percebeu que a sua permanência com secretário municipal de saúde, pioraria a sua imagem

O voo de Ícaro 2

Ícaro, na mitologia grega, era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma