A live. Nova estratégia. O Media Training e a atuação calculada

Foram 72 horas de tensão política em Parauapebas. Intervalo temporal entre a live do prefeito Aurélio Ramos, no final da noite de sexta-feira, 20, visualmente emocionado, ameaçando jogar “merda no ventilador”, pois teria “cartas na manga” contra diversos agentes públicos, especialmente direcionado a três vereadores do grupo de oposição: Anderson Moratório, Maquivalda Barros e Zé do Bode.

Afirmou que iria organizar todo o conteúdo e que na segunda-feira feira, 23, iria expor tudo em uma live. Não sobraria “pedra sobre pedra”. Deixou claro que não se importaria com as consequências que poderiam chegar, por exemplo, à própria cassação.

Pois bem, chegou o dia. Passado pouco mais do meio-dia, a live foi aberta com o prefeito Ramos assistindo novamente ao pronunciamento de Moratório, que chamou o vereador Zé da Lata, pai do prefeito, de mentiroso. Assim como fez na live de sexta-feira passada, Aurélio, reafirmou que o atual presidente do Poder Legislativo não teria sido eleito sem o seu apoio. Que as desavenças começam quando foi negado ao citado parlamentar o comando da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vale ressaltar que Aurélio se elegeu tendo um dos pilares de campanha, o de não entregar secretarias aos vereadores. Até o momento, tal pilar segue de pé.

O descontrole emocional da live de sexta-feira não foi repetido na de ontem, 23. Claramente, o prefeito passou por um processo de preparação. Um roteiro lhe foi posto, mesmo sem leitura. Ficou claro que tudo foi organizado sequencialmente, mesclando ataques (para não perder a essência), apresentação de projetos futuros, justificativa nos atrasos de ações (colocando a responsabilidade na Mesa Diretora da CMP), e por ai seguiu.

Nova Estratégia 

A live do prefeito Ramos deixou claro aos mais atentos que o mesmo irá retornar com esse formato de atuação nas redes sociais. Que irá se aproximar mais dos internautas visando mostrar mais as ações de sua gestão e deixar exposto, por exemplo, quando um projeto de lei for enviado ao parlamento e este for deixado em segundo plano. Portanto, Aurélio está deixando claro que irá cobrar mais o parlamento, em especial à sua base parlamentar.

Não estranhem, por exemplo, se referido mandatário utilizar lives para cobrar os próprios secretários. Dessa forma, visará tirar a forte cobrança sob os seus ombros, dividindo-a com seus auxiliares.

Depois da última sessão ordinária na Câmara Municipal, em que viu o seu pai acuado, o seu governo sendo cobrado até por apoiadores, além de receber um sonoro não de sua base sobre um pedido de urgência, Ramos resolveu mudar a estratégia e voltar ao formato anterior, ou seja, lives como canal de comunicação direta com a população. Parece que foi o que lhe restou.

Aguardemos os próximos capítulos.

Imagem: Rede Social 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

O voto em Lula no Pará

Assim como foi analisado o perfil do eleitorado paraense que vota no presidente Jair Bolsonaro (PL), a Doxa Pesquisa quis saber também sobre os eleitores

A COP-30 e a guerra de narrativas

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — a COP30 — que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025, promete

Sob a gestão de Rafael Ribeiro, CMP vive dia histórico

Ontem, 24, foi, sem dúvida, um dia histórico para Parauapebas. No período vespertino, a Câmara Municipal viveu um momento inesquecível, com início de um grande

Faturamento do setor mineral soma R$ 54,6 bilhões no 1º trimestre

No 1º trimestre de 2023, o setor mineral viu seus principais indicadores recuarem. Faturamento, recolhimento de encargos e tributos, exportações e saldo mineral caíram, tanto

A possível nova cartada política do clã Barbalho?

A primeira-dama do Estado do Pará, Daniela Barbalho, vem chamando atenção ultimamente por sua intensa agenda pelo interior. Anteriormente, suas aparições públicas eram quase sempre

Biden diz que Netanyahu “prejudica mais do que ajuda” Israel em relação a Gaza

Em entrevista a Jonathan Capehart, da emissora de TV MSNBC, neste sábado (9), Biden disse que, apesar de Netanyahu “ter o direito de defender Israel