A polêmica “Ferrovia do Pará” avança e terá audiências públicas

Com a realização da obra da Ferrovia do Pará, alguns municípios do interior deverão receber terminais multimodais para o escoamento da produção de minério e grãos, respectivamente. A licença prévia do projeto “Ferrovia do Pará” tem avançado nas pesquisas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará (Sedeme), a terceira fase do EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – vem evoluindo rapidamente. O estudo avalia a viabilidade do tronco principal do projeto, que deve ter 515 km de extensão, passando pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Moju, Tailândia, Abel Figueiredo, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Tomé-Açu e Bom Jesus do Tocantins.

Com isso, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) solicitou a Licença Prévia dos 515 km que devem, inicialmente, cortar os 12 municípios contemplados. Nessa fase do licenciamento ambiental, serão realizadas audiências públicas – que ainda serão agendadas – para receber contribuições, alterações e reavaliações para o projeto que ainda não está completamente definido.

Planejamento

Em Paragominas, a expectativa é de que seja construído um terminal multimodal na região do Capim, visto que houve um crescimento significativo na produção de grãos na cidade. Se confirmada, a obra vai tornar ainda mais competitiva a produção de sementes na região.

Já no município de Marabá vai ocorrer a conexão entre a nova Ferrovia e a Ferrovia Ferro Carajás. Cerca de 64 km da conexão em Bom Jesus do Tocantins devem chegar à cidade, que poderá receber carga dos cerca de 140 km de extensão da Ferro Carajás, podendo ir até o Sul do Pará. Com a conexão na Ferro Carajás, o tronco principal da Ferrovia estará conectado à malha ferroviária nacional, chegando a Açailândia cerca de 124 Km de Bom Jesus do Tocantins e podendo avançar e receber cargas do Sul do Brasil.

Eixo Sul da Ferrovia

A viabilidade do traçado de Marabá até Santana do Araguaia, no extremo sul do Pará, desde o primeiro projeto foi condicionado ao aumento da produção de grãos no sul do estado e ao crescimento da atividade mineradora, visto que as 16 minas que existem ao longo do trajeto serão exploradas futuramente.

Implantação dos terminais

A partir da finalização do projeto executivo do tronco principal da Ferrovia é que poderá ser feita a chamada pública para a obra. Os municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Paragominas e Barcarena devem receber os terminais multimodais para recepção de cargas. Outros municípios que demonstrarem viabilidade técnica e econômica poderão ser incluídos no projeto.

Impasse

A ferrovia em questão já gerou diversas polêmicas. Recentemente, o traçado deixaria de fora Marabá, o que gerou muitos protestos das classes política e empresarial daquele município em relação ao governo do Estado e da mineradora Vale a volta ao projeto original.

Com informações da Agência Pará (Adaptado pelo Blog).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – CXIII

Emenda migalha Se fez o maior estardalhaço com a notícia do valor de R$ 2,5 milhões em emendas que o deputado federal Joaquim Passarinho (PL)

Líder supremo do Irã anuncia presidente interino

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, anunciou cinco dias de luto público depois que um acidente de helicóptero matou o presidente Ebrahim Raisi, o

Rossi, a minha outra droga

Parece que o tempo de perdas chegou e será longo. Em janeiro do ano corrente, Carlos Heitor Cony, nos deixava. E por sua importância como

Belém continua sofrendo com o lixo, situação que reflete na campanha de reeleição de Edmilson

Pouco mais de um ano para a realização da COP-30 em Belém, a capital do Pará continua a sofrer com uma situação básica, porém fundamental

Rafael Ribeiro propõe incluir Praça em rota turística e solicita reforma de CRAS

Duas proposições foram apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), vereador Rafael Ribeiro (MDB), na sessão ordinária realizada na última terça-feira (10). Rota

Parauapebas: Semurb segue orientação do TCM-PA e rescinde contrato com empresas de iluminação pública

Diferentemente do que se vem tentando vincular em algumas páginas e sites, de que existe um movimento de favorecimento para algumas empresas em detrimentos as