A realidade se impõe e cobra a conta de Jair

Na última quinta-feira, 26, a pesquisa Datafolha mostrou um cenário muito desfavorável eleitoralmente ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento apresentou um cenário em que o ex-presidente Lula (PT) pode vencer a eleição no primeiro turno. Nela, o petista aparece com 48% das intenções de voto. Já o atual mandatário nacional atinge 27%. De acordo com o Datafolha, Lula venceria no primeiro turno com 54% dos votos válidos. Bolsonaro ficaria com 30%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Pois bem, sem surpresa nenhuma, a pesquisa foi rechaçada veemente pelos apoiadores do presidente Bolsonaro. A narrativa é a costumeira de desacreditar todo e qualquer levantamento em que Lula esteja na frente. Porém, a última do Datafolha, foi muito sentida pelos Bolsonaristas. Primeiro porque ela quebrou uma sequência de levantamentos em que o atual presidente vinha crescendo, portanto, tirando a diferença para o petista. Segundo, porque o Datafolha poderá indicar que nem segundo turno poderemos ter.

Em outro levantamento, agora do Ipespe, antigo Ibope, lançado na última sexta-feira, 27, reforça a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, pois ele aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 34%. Segundo o cientista político e diretor do Ipespe, Antônio Lavareda, pela primeira vez temos, a quatro meses da eleição, um volume tão elevado de votos decididos. Sete entre cada dez eleitores dizem que já tem um candidato, mesmo antes da campanha começar efetivamente.

Enquanto esse artigo estava sendo escrito, foi divulgado os números da pesquisa FSB/BTG, em que Lula tem 46%, um crescimento de 5%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro aparece estagnado, com 32%. Se forem considerados apenas os votos válidos, o ex-presidente tem 51% e, portanto, pode vencer já no primeiro turno.

O mundo real se impõe

O que explica essa queda – em alguns levantamentos estabilidade – do presidente Jair Bolsonaro é, claramente, a imposição do mundo real em relação ao ideológico e conflitoso imposto pelo citado mandatário. A economia cambaleando, com a inflação nas alturas, desemprego alto, elevada inflação, faz com que o eleitor perca a paciência e esperança no atual governo, e muitos relembrem o bom período econômico vivido nos governos Lula. O povo quer comida, emprego e inflação controlada. Eram esses pontos que o atual presidente deveria combater, gastar o seu tempo e esforço.

A preocupação de Bolsonaro é criar a todo momento crise com o Supremo Tribunal Federal (STF), combate ao comunismo, aborto, armas… Não é difícil relacionar a possibilidade de Lula vencer em primeiro turno com essa distopia Bolsonarista alimentada por Jair.

O que fazer? De partida, Bolsonaro deveria reorganizar as ideias e seus discursos. A pesquisa Datafolha deixou um recado: se o modus operandi do mandatário nacional continua como está, o segundo mandato ficará a cada dia mais inacessível. Demorou, mas o mundo real se impôs ao mundo distópico Bolsonarista. Desacreditar todas as pesquisas é mais fácil do que querer entender o que elas traduzem e apontam.

Imagem: Carta Capital. 

#veja mais

De Mnemônico à Ignomínico, ou como diria Júlio Verne: “Da Terra à Lua”

Hoje vamos falar de um personagem bastante interessante da política regional; de mídia volante (carro de som) à prefeito (não, não estamos falando de nosso

Deputado Erick Monteiro é eleito presidente do PSDB em Capitão Poço

Esse é o início de uma nova caminhada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Pará, da construção de um futuro melhor para o

Entregue a primeira etapa da “Bala de Prata” de Helder Barbalho na RMB

Em janeiro de 2017 iniciava a grande estratégia político-eleitoral do então ministro da Integração Nacional e futuro candidato ao governo do Pará, Helder Barbalho, em

Eleições 2024: pesquisa Doxa aponta liderança de Chamonzinho em Marabá. Toni Cunha vem em segundo

DOXA publica mais uma pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de MARABÁ. Nessa nova fotografia da corrida eleitoral, a liderança

Não às fake news

No histórico de postagens deste Blog, há diversos artigos de opinião sobre a divulgação de notícias falsas, as chamadas “fake news”. Não é de hoje

Maioranas x Barbalhos. O autofagismo continua. Quem perde é o Pará

Recentemente, por motivos particulares, estive em Belém. Como de costume (da época em que morava na cidade) comprei um exemplar do jornal Diário do Pará,