A Supremacia Miranda

Conforme adiantado pelo Blog, antes mesmo da disputa eleitoral começar, em Marabá, a campanha seria “morna”, sem fortes emoções. Tudo porque o atual prefeito Tião Miranda (PSD), que disputa à reeleição, seria fortemente favorito a permanecer no cargo. Independente de adversário, seria quase impossível removê-lo – no voto – do cargo.

Em outras oportunidades, o Blog apresentou os motivos que fizeram Miranda chegar ao processo eleitoral, quase sem adversário. A oposição, em agosto, resolver se unir, formar um “blocão” para tentar, assim, derrotar Tião. Como previsto, logo a “união” se desfez por conta do embate de interesses políticos de seus integrantes.

Fontes consultadas pelo Blog, afirmam que não há pesquisas eleitorais divulgadas em Marabá. Em consulta ao banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Blog encontrou quatro pesquisas registradas (duas da Real Time Big Data, uma do Instituto Verita e outra em nome de RConduru Pesquisa Eireli), o que pode-se ser considerado baixo, pela importância e tamanho populacional de Marabá, o principal município das regiões sul e sudeste do Pará.

Em política sabe-se que, quando se registra pesquisa, e ela não é tornada pública, a disputa está desequilibrada, ou seja, um candidato está liderando com bastante folga, o que é o caso de Tião Miranda (PSD), em Marabá, município este conhecido por sempre ter tido disputas acirradas ao Executivo. O atual pleito tornou-se uma eleição atípica.

Em conversas com fontes da citada municipalidade, o Blog teve acesso a informações de pesquisas de consumo interno, que são aqueles levantamentos feitos por partidos, candidatos ou grupos, a fim de analisar cenários para se tomar decisões e traçar estratégias. Os números colocam Miranda com ampla vantagem (que pode chegar segundo alguns levantamentos a 40 pontos) sobre o segundo colocado, posto este ocupado por Manoel Veloso (PSL), tendo como vice a pedagoga Cláudia Araújo (MDB). A dupla é oficialmente a chapa apoiada pelo governador Helder Barbalho.

Em terceiro estaria a advogada Irismar Melo (PL), tendo como vice o pastor Moisés Moura (PL). O delegado e deputado estadual Tony Cunha (PTB) – segundo informações passadas tendo como base as pesquisas com o perfil citado – aparece em quarto lugar. O parlamentar tem como companheiro de chapa o advogado Haroldo Gaia, de mesmo partido.

Então, Marabá seria um colégio eleitoral perdido pelo governador Helder Barbalho? Na teoria sim, porém, sabe-se que o prefeito Tião Miranda é conhecido na política por ser um agregador, apaziguar qualquer situação de atrito. A relação dele, por exemplo, com o mandatário estadual, é boa. Portanto, Tião não figura entre os adversários de Helder.

Depois de sucessivas disputas apertadas, Marabá vive um processo eleitoral tranquilo por conta da “supremacia Miranda”, que possibilitará ao atual gestor uma reeleição tranquila e possivelmente com recorde de votos.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

COP30: Josemira Gadelha debate liderança feminina e soluções urbanas para a Amazônia

A tarde da última quinta-feira (14) reuniu algumas das principais lideranças femininas da região Norte no painel “Elas Governam: Mulheres na Liderança de Soluções na

A criação do Estado de Carajás, morreu?

Em setembro de 2011, promovi juntamente com algumas pessoas, debate sobre a divisão do território paraense, no auditório de uma faculdade particular em que ministrava

Embate contra o gene emedebista

Após a saída de cena do jogo eleitoral do ex-governador João Dória, expurgado pelo próprio partido, o PSDB, a senadora emedebista Simone Tebet, luta para

Jatene fora do PSDB

Na data corrente, o ex-governador do Pará, Simão Robson Jatene, anunciou a sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O fato já era

A imposição da realidade. As bravatas eleitorais. A inserção do Media Training. Atitude Republicana ou Recuo Estratégico?

Na última sexta-feira, 22, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Ramos (Avante) esteve no estúdio da Rádio Arara Azul, concedendo entrevista ao competente comunicador Elson Brito.

Pesquisa aponta liderança de Helder Barbalho ao Senado Federal

Na semana passada, a Destak Publicidade e Marketing divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos para o Senado Federal no Oeste do Pará. Em