Alepa aprova LDO 2026 com previsão de crescimento do PIB e equilíbrio fiscal

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (17/06), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. A proposta foi enviada pelo Poder Executivo e teve o parecer favorável do relator, deputado Chamonzinho (MDB), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), que acolheu oito emendas — sendo uma do Executivo e sete de autoria de parlamentares.

Ao todo, foram submetidas à análise técnica da CFFO 49 (quarenta e nove) emendas, das quais 48 (quarenta e oito) foram apresentadas por parlamentares e uma pelo Poder Executivo. A LDO é o instrumento legal que define as metas e prioridades do governo para o próximo exercício, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Ela estabelece diretrizes para a gestão fiscal, incluindo a política de pessoal, o controle de custos e as condições para a transferência de recursos.

Na proposta apresentada, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual é de 3,47% em 2026, com uma estimativa de receita líquida de R$ 53.151.045.803,00 (cinquenta e três bilhões, cento e cinquenta e um milhões, quarenta e cinco mil, oitocentos e três reais).

Metas e prioridades da administração

“A LDO define as metas, os percentuais e as diretrizes a serem observadas na confecção da Lei Orçamentária de 2026”, afirmou o líder do governo, deputado Iran Lima (MDB). Segundo ele, a LDO indica as metas e prioridades da Administração Pública, respeitando a estrutura e organização dos orçamentos nas diversas áreas, bem como as diretrizes para a elaboração, execução e alteração dos orçamentos do Estado.

A proposta também contempla normas gerais para o monitoramento e a avaliação dos programas de governo, além de diretrizes para despesas com pessoal, encargos sociais, investimentos, alterações tributárias e outros aspectos fundamentais para garantir o equilíbrio fiscal e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Análise do relator

Em seu parecer, acolhido com as emendas, o deputado relator destacou que a análise das proposições teve como base parâmetros legais. “Tivemos o cuidado de garantir que não fossem violados dispositivos constitucionais”, afirmou Chamonzinho. Ele ressaltou que o Projeto da LDO 2026 está em plena sintonia com o Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará — PARÁ 2050.

A LDO também define os percentuais constitucionais de repasses de recursos da receita líquida do Estado aos poderes em 2026: Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), 4,38%; Tribunal de Justiça do Estado, 9,76%; Ministério Público do Estado do Pará, 5,15%; Tribunal de Contas do Estado (TCE), 2,24%; Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), 1,83%; e Defensoria Pública do Estado (DPE), 1,64%.

A mensagem do Executivo foi acompanhada de anexos que detalham as metas fiscais para o resultado primário e nominal em 2026, além das projeções para os exercícios seguintes, 2027 e 2028.

Riscos fiscais e estimativas de receita e despesa

A LDO também apresenta os riscos fiscais que podem impactar as contas públicas, assim como os parâmetros econômicos utilizados para a estimativa da receita e da despesa. Entre os indicadores considerados estão o comportamento do PIB estadual, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e projeções de mercado. Os dados foram fornecidos por instituições como a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Por Carlos Boução- AID – Comunicação Social

Foto: Celso Lobo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleição de Sheinbaum é triunfo contra o machismo no México

O feito é ainda mais notável quando se sabe que outra mulher, Xóchitl Gálvez, ficou em segundo nas eleições. Outras duas mulheres concorreram à presidência

Do Palácio do Planalto ao Leblon

O senador Aécio Neves (PSDB) terá o seu futuro político decidido nesta terça-feira (17). O plenário do Senado Federal decidirá sobre a absolvição ou afastamento

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em maio de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

PPA 2018-2021: população de Parauapebas é convidada a construir o Plano de Governo

A partir deste sábado, 3, a Prefeitura de Parauapebas irá a 17 bairros do município para debater com a população a construção do Plano Plurianual

Polêmica autonomia

Há pelo menos 30 anos se debate sobre a questão de conceder autonomia ao Banco Central do Brasil (BCB). A questão é polêmica e sempre

Zenaldo Coutinho na mira

Como esperado com a chegada de Helder Barbalho ao poder, após ser eleito governador do Pará, o jornal Diário do Pará disfarçadamente teve que mudar