Alepa lidera eventos parlamentares na COP30

Uma extensa agenda de debates, painéis e reuniões, que envolverá, além de suas próprias Comissões Permanentes, representantes do Congresso Nacional e de diversas Casas Legislativas, entre outros, marcará a participação da Alepa na COP da Amazônia.

O comprometimento com o debate, a luta e a busca de respostas às mudanças climáticas no mundo vem se fortalecendo cada vez mais como uma das principais diretrizes do Parlamento em suas três esferas (federal, estadual e municipal). É com esse objetivo que a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) promoverá e participará de eventos relacionados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a COP da Amazônia.

O Presidente da Casa, Deputado Chicão (MDB), ressaltou a importância da atuação legislativa, declarando que “a atuação do Parlamento é crucial devido às suas próprias funções típicas de legislar, fiscalizar e representar a sociedade.” Ele enfatizou que o Parlamento é um partícipe ativo no processo do debate climático, abrangendo desde as discussões sociais e institucionais até a criação e o monitoramento do cumprimento de leis relacionadas ao meio ambiente. É nesse sentido que a Alepa firmou parceria com os demais Poderes e com a sociedade civil para realizar e apoiar os eventos ligados à COP da Amazônia.

No período de 10 a 21 deste mês, a Alepa promoverá e/ou apoiará eventos na sua sede, no bairro da Cidade Velha, e no seu Estande, na Green Zone (no Parque da Cidade). Nesta segunda-feira, às 10h, o presidente Chicão fará a abertura das agendas da Alepa na COP30, em cerimônia no Estande da Casa na Green Zone. Às 17h, haverá o painel “Seguro Defeso das Castanheiras – Verdadeiros Guardiões da Floresta Amazônica”, coordenado pelo deputado Ângelo Ferrari (MDB); e, às 18h, o painel “Desafios Jurídicos para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas – O que Precisamos Aprimorar?”, solicitado pela deputada Diana Belo (MDB). Ambos os eventos também serão na Green Zone. Ainda neste primeiro dia, na Alepa, no Auditório Multiuso, às 9h, haverá a reunião da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDH), sobre o tema “Diálogos sobre Soberania Alimentar e Justiça Racial: Agroecologia, Reparações e Direitos Humanos na Construção de um Futuro Sustentável e Igualitário”, que será coordenado pelo presidente da CDH, deputado Carlos Bordalo (PT).

A cobertura completa de todos os eventos e debates da Alepa durante a COP da Amazônia será realizada e transmitida pela Comunicação Institucional da Casa. Acompanhe todos os detalhes em nossas diversas multiplataformas: Portal Oficial, Rádio, TV e Redes Sociais.

Por Rose Gomes – Ascom CFFO

Imagem: Celso Lobo (AID/ALEPA)

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Entenda o ataque do Irã contra Israel e o que esperar do conflito

O Irã lançou ataque de drones e mísseis em grande escala contra Israel na noite de sábado (13), em retaliação a um suposto ataque israelense

IR 2025: veja 10 erros que podem comprometer a declaração

Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para encaminhar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Em meio a documentos, comprovantes

MPF pede multa de R$ 354 mil contra município de Belém por descumprir acolhimento a pessoas em situação de rua

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal que o município de Belém (PA) e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) paguem multas que,

Pará é o estado da Região Norte que mais gerou empregos no primeiro semestre

Mesmo em meio às paradas obrigatórias, a implementação de medidas restritivas e os desgastes sofridos na economia, o estado do Pará conseguiu driblar as dificuldades

A “bola” está com o Senado

Como é sabido, depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados, aceitar um pedido de impeachment contra o presidente da República, e a partir dai

Canaã: assistente social ganha prêmio por sua atuação profissional

A competência e dedicação da assistente social Glaucia Batista, servidora pública lotada no Hospital Municipal Daniel Gonçalves (HMDG), foram reconhecidas na tarde de ontem (19).