Apenas um parlamentar do Pará compareceu a todas as sessões da Câmara Federal em 2023

COMPARTILHE:

Dados divulgados pelo Congresso em Foco em relação à presença dos deputados federais às sessões, portanto, medindo o índice de assiduidade neste primeiro ano da 57ª legislatura da Câmara dos Deputados, ficou claro a diminuição na média de presença em comparação a 2022 (caindo de 92,16% para 90,83%).

Por outro lado, disparou o número de parlamentares que participaram de todas as sessões plenárias: de dois, o número subiu para 30 deputados. Além desses 30 deputados com presença absoluta, outros 33 alcançaram 100% de assiduidade, mas sem possuir mandato ao longo do ano inteiro. São parlamentares que, em algum momento, precisaram tirar licença, bem como suplentes que assumiram a função temporariamente, mas participaram de todas as sessões destinadas a votação ao longo desse período.

A tendência, ao longo dos próximos três anos, é de queda no número acumulado de parlamentares com 100% de assiduidade até o final da legislatura. A média de presenças, porém, tende a alcançar percentuais elevados desde o fim da pandemia da covid-19, quando a Mesa Diretora da Câmara autorizou os deputados a marcar presença em plenário e votar em outros lugares via aplicativo de celular.

No caso do Pará, o deputado Raimundo Santos (PSD) é o único da bancada a configurar na lista dos 30 parlamentares que registraram presença em todas as sessões legislativas do ano corrente. Santos já está em seu quarto mandato de federal. O citado parlamentar apresentou 1.073 proposições, diferença de 735 a mais para o segundo lugar, que somou 338.

O PSD paraense conta com dois parlamentares, além de Raimundo Santos, Júnior Ferrari, presidente estadual da legenda, compõe o espaço do partido na bancada federal paraense.

De forma exclusiva, o Blog do Branco levantou o índice de presença de todos os parlamentares que compõe a bancada federal do Pará (até 26/12/2023). Portanto, ranking feito por ordem de presença.

Com informações de Congresso em Foco (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X