As promessas de Helder

Desde a campanha eleitoral de 2014, o Portal G1 iniciou o acompanhamento das promessas de campanha dos candidatos aos cargos do Poder Executivo. Portanto, todas as disputas estaduais, municipais (capitais) e a presidencial sempre foram analisadas em intervalos variados. O ponto de partida de todo o processo analítico foram os Planos de Governo dos candidatos. Estava acordado de que os vencedores (em reeleição ou não) teriam as suas promessas e ações monitoradas e acompanhadas durante a vigência da gestão para a qual foram eleitos ou reeleitos.

Portanto, o critério de avaliação se configura da seguinte forma:

– Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.

– Em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências.

– Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.

Ou seja, se a promessa é inaugurar uma obra, o status é “cumpriu” apenas se a obra já tiver sido inaugurada; caso contrário, é “não cumpriu”. Se a promessa é construir 10 hospitais e 5 já foram inaugurados, o status é “em parte”. No caso do Pará, o citado portal analisou o governo de Helder Barbalho (MDB) nesses 30 meses, ou seja, dois anos e meio de gestão. A base analítica, conforme dito anteriormente, foi o plano de governo do então candidato Mdebista.

O Portal G1 analisou as 50 promessas de campanha que constam no Plano de Governo de Helder Barbalho e que foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do montante, o governador paraense cumpriu 10; obras em fase de execução, mas que ainda não foram entregues somam 16 e as que nem saíram do papel chegam a 24.

O portal da Globo apresenta em detalhes o que já foi entregue, o que está em andamento e o que ainda nem saiu do papel nas áreas de Administração, Direitos Humanos e Sociais, Economia, Educação e Cultura, Esporte e Habitação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Agronegócio, Saúde e Segurança Pública:

Promessas Cumpridas

  • Economia: Programa Juventude Empreendedora;
  • Educação e Cultura: Projeto Cultura Presente e dobrar o volume de recursos para a cultura; Programa de desenvolvimento audiovisual no estado; Programa de alfabetização de crianças do ensino fundamental I; Ampliação do número de escolas em tempo integral e Programa Primeiro Ofício;
  • Saúde: Conclusão o Hospital Abelardo Santos;
  • Segurança Pública: Convocação da Força Nacional de Segurança; Eliminação de custódia em delegacias; Criação da força-tarefa de segurança.

Cumpriu em Parte: 

  • Economia: Diminuição do valor da conta de energia; Implementação do Startup Pará;
  • Educação e Cultura: Criação de novos campi da UEPA; Implementação, ampliação e conclusão de escolas de ensino técnico.
  • Esporte: Construção e reforma de espaços para prática de esportes.
  • Habitação: Ampliação do Cheque Moradia para todas as regiões do estado.
  • Infraestrutura: Duplicação da PA-150; Aumento da oferta de energia elétrica.
  • Saúde: Conclusão dos hospitais regionais de Castanhal, Itaituba e Capanema; Criação de hospitais na Calha Norte e no Baixo Tocantins; Implementação de policlínicas nas 13 regionais de saúde; Implementação do prontuário eletrônico.
  • Segurança Pública: Criação de unidades especializadas de combate ao crime organizado; Reforma e ampliação de delegacias e batalhões e aumento salarial aos profissionais de segurança.

Não Cumpriu: 

  • Administração: Criação da Incubadora de Políticas Públicas e Inovação do Pará; Criação do Programa GovTech.
  • Direitos Humanos e Sociais: Criação de espaços de inclusão social.
  • Educação e Cultura: Criação de novas creches; Criação de cursinhos pré-vestibulares estaduais; Criação de 10 mil novas vagas em creches; Pagamento do piso salarial dos professores estaduais; Implantação do sistema de avaliação contínua de alunos e professores.
  • Esporte: Conclusão do Estádio Barbalhão e do ginásio poliesportivo em Santarém.
  • Infraestrutura: Construção do terminal hidroviário de Santarém; Elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico; Construção do viaduto em Santarém e o acesso à estrada de Alter do Chão; Criação do Centro de Convenções de Santarém; Implantação do Programa Estadual de Saneamento Rural e o Prolongamento da Avenida João Paulo II até a Alça Viária;
  • Meio Ambiente e Agronegócio: Descentralização do atendimento da Semas e a Elaboração do marco regulatório de pagamento de serviços ambientais.
  • Saúde: Conclusão do materno-infantil de Santarém; Criação do pronto-socorro do Benguí; Aumento da cobertura do CAPS; Implementação do Centro de Assistência Especializada em Oncologia em polos onde ele não é ofertado e Criação do Hospital da Mulher.
  • Segurança Pública: Realização de concursos públicos para a área de segurança e Criação do Centro Integrado de Controle.

No próximo artigo, o Blog irá tratar do ranking dos governadores.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

PMP: máquina inchada e inoperante

Na semana passada, mais uma notícia caiu como uma bomba em Parauapebas. Em mais um acordo firmado entre a prefeitura e o Ministério Público, via

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em dezembro de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Chile: comunista Jeannette Jara e ultradireitista Jose Kast farão 2º turno

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, disputarão a presidência do Chile em um segundo turno

Josemira Gadelha é eleita prefeita de Canaã dos Carajás

A partir do dia 1 de janeiro, a cidade de Canaã dos Carajás será governada por uma mulher pela primeira vez em sua história. A

Fed terá que subir juros dos EUA para controlar a inflação

No dia de hoje, 08, espera-se que o Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve aumente a atual taxa de juros. Tudo isso para

Eleições 2024: Doxa aponta empate técnico entre Éder Mauro e Igor Normando

Na quinta pesquisa oficial registrada no TRE no município de Belém, mostra empate técnico no primeiro lugar entre o deputado federal Eder Mauro (PL) que