Dia do Psicólogo

Compartilhe nas redes sociais.

O dia 27 de Agosto é dedicado ao profissional de Psicologia, esta é uma data que celebra a profissão mas também oportuniza reflexões sobre o trabalho do Psicólogo e suas contribuições para a sociedade. Sendo uma ciência de definição complexa que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos e em situações de grupos, tendo em conta os diferentes determinantes daqueles (biológico, contextual, social, cultural, etc.). Várias abordagens que são complementares e que fornecem diversas aproximações ao indivíduo compõe o seu arcabouço teórico.

            O conhecimento sobre os determinantes do comportamento e as circunstâncias e formas como ocorrem os processos mentais é essencial para a produção de maior compreensão sobre como e porque nos comportamos de determinada forma, como e em que situações construímos nossas emoções e pensamentos e as interações sociais humanas. É um campo abrangente que está presente em várias áreas como saúde, educação, assistência social, esportes, direito etc. Sendo importante em todos os âmbitos onde haja interação entre seres humanos envolvendo todas as faixas etárias e produzindo pressupostos sobre vários tipos de interação.

O psicólogo por meio de sua escuta dá às pessoas oportunidade para falar sobre si e ser compreendido pelo que ele é, sem realizar julgamento moral oferecendo um espaço de escuta confidencial que permita não apenas reparar as dificuldades (sofrimento, dores da vida, questionamento sobre si, estresse, angústia, problemas pessoais e familiares), mas contribuir com a busca de soluções que conduzam ao bem-estar psicológico, emocional e relacional.  Contrário às ideias correntes, o psicólogo não procura saber tudo da pessoa que o procura, não é nem investigador e nem professor. Ele está lá para que a pessoa possa dizer a ele tudo o que ela quer, sem sentir-se incompreendida, sem ter vergonha de seus pensamentos, dos seus sonhos, de tudo aquilo que sua imaginação produz. No mundo do trabalho, na educação, no direito, nos esportes, na economia comportamental a utilização dos métodos científicos da Psicologia tem estado presentes e contribuído para a construção dessas áreas com eficiência. Portanto, os psicólogos intervém em todos os lugares onde hajam dificuldades, ou seja, necessário atingir mais qualidade na interação e procuram uma solução para aquele problema.

No que se refere à área de atuação, a psicologia nos oferece uma vasta possibilidade de atuação profissional. Podemos encontrar o profissional psicólogo atuando em diversos campos de saberes. Na cidade de Parauapebas você encontrará esse profissional, dentre outros: nos consultórios (em diversas clinicas), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Hospital Municipal, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), na Unidade Acolhimento para crianças e adolescentes, na Unidade de Acolhimento de Longa Permanência para idosos, no Fórum, no Ministério Público, na DEAM (Delegacia especializada no atendimento à mulher), em muitas Empresas Privadas, no DETRAN, na Secretaria de Educação e em algumas ONGs,.

Vale ressaltar que Psicólogo não é coisa de louco. Ainda hoje batalhamos por melhores espaço de trabalho, pelo fim do preconceito com a profissão. Apesar de 57 anos de regularizada no Brasil, a psicologia enquanto profissão ainda está dando seus primeiros passos na sua capacidade produtiva para uma sociedade ainda mais  saudável mental e emocionalmente. Respeitando as diferenças e os direitos humanos.

            Parabéns a todos os psicólogos pela profissão, por desempenhar um papel tão importante nessa sociedade em que olhar pra dentro de si se tornou cada vez mais escasso. Parabéns por olhar o outro com atenção e zelo. Parabéns por trabalhar para uma vida mais saudável para além da saúde física e biológica. Parabéns por serem Psicólogos!

Autoras:

Leidiane Diniz Pinheiro, CRP – 03117 – Especialista em Desenvolvimento Infantil e Psicologia Clinica. Atua no Ministério Público;
Marineide Aquino de Souza Aran CRP 05842 – Mestre em Psicologia (Análise Comportamental da Cognição). Atua na Politica de Assistência Social e na rede privada de Educação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta