Ranking ALEXA de Desempenho (Beta)

Compartilhe nas redes sociais.

Olá,

Esse mês vamos estrear um projeto beta de ranqueamento dos blogs, sites e portais da nossa região. A ideia NÃO É criar uma competição entre os veículos de comunicação de Internet, mas dar aos mesmos, uma ferramenta de medição para que todos percebam seu alcance dentro de uma padronização de avaliação.

A ferramenta ALEXA foi a escolhida por ser uma ferramenta utilizada mundialmente para esse fim (entre outros), criada em 1996 e bastante testada pelo mercado, além de ser muito simples de usar e o melhor: gratuita em boa parte de suas funcionalidades.

Quero esclarecer que a ideia não é nova, nem ao menos original. Sistemas de ranqueamento sempre existiram, para todos os fins. Inclusive, o site “Ver-O-Fato”, de Belém (PA), por exemplo, faz a mesma medição, já há algum tempo e com bastante sucesso, mas utiliza-se de outra ferramenta, que a nosso ver, é menos prática, pois exige uma gestão mais profissional dos sites envolvidos para que os números sejam mais adequadamente lidos. Cadastramento, ajuste de técnicas SEO, entre outras providências, que inviabilizariam, especialmente em nossa região, a participação justa de diversos blogs amadores, pequenos, porém combativos e conhecidos pelo nosso público local.

Para entender o funcionamento do ranking, basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá em https://www.alexa.com/toolbar e baixe a extensão para navegador do Alexa;
  2. Depois de instalado, feche a reabra o navegador com o plugin já instalado e ativo;
  3. Perceba que toda página que estiver aberta no seu navegador é medida pelo plugin, fazendo com que você possa acompanhar seus próprios números, bem como os de qualquer outro site que você queira. Basta passar o mouse;
  4. Resumidamente, o Alexa mostra a posição da página que estiver aberta no navegador em dois sites; o global e o BR. Os dados para o nosso ranking mensal serão retirados do ranking BR (nacional). Consideraremos apenas os veículos da nossa região, por uma questão de valorização local mesmo, embora mantenhamos sempre a posição dos dois maiores portais de notícias do Pará (Diário do Pará e O Liberal) apenas para fins de referência.
  5. Entenda também que o ranking que o Alexa realmente mede é o global; o ranking por país (no nosso caso, BR) é apenas quando há dados bastantes para isso.

COMO FUNCIONA O ALEXA

As classificações de tráfego da Alexa são baseadas nos dados de tráfego fornecidos pelos usuários no painel de dados globais da Alexa durante um período consecutivo de três meses. As classificações de tráfego são atualizadas diariamente. A classificação de um site é baseada em uma medida combinada de visitantes únicos e visualizações de página. Os visitantes únicos são determinados pelo número de usuários únicos do Alexa que visitam um site em um determinado dia. As visualizações de página são o número total de solicitações de URL do usuário Alexa para um site. No entanto, várias solicitações para o mesmo URL no mesmo dia pelo mesmo usuário são contadas como uma única visualização de página. O site com a combinação mais alta de visitantes únicos e visualizações de página é classificado como o número 1. Além disso, o ALEXA emprega a normalização de dados para corrigir vieses que podem ocorrer nesses dados.

Como os rankings de tráfego da Alexa são baseados nos últimos três meses de tráfego global medidos em seu painel de tráfego global e esses dados são atualizados diariamente, uma classificação geral de tráfego de “Sem dados” ou “Sem classificação” na Barra de Ferramentas indica que nenhuma de suas fontes mostra visitas ao site em questão durante os últimos três meses (a partir da última atualização em seus sistemas).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É uma ferramenta em construção, por isso pedimos paciência e ajuda aos colegas para tornar a ferramenta o mais completa possível de informações. E se por acaso o seu site preferido não estiver por aqui, por favor, nos avise para que possamos colocá-lo. É só entrar em contato conosco pelo que o mesmo será inserido (após feitas as medições).

Bom, espero que gostem!

POSIÇÃO NOME ENDEREÇO POSIÇÃO ALEXA RESPONSÁVEL
DOL (para referência) diarioonline.com.br 929
O Liberal (para referência) oliberal.com 2.013
01 Zé Dudu zedudu.com.br 1.773 Zé Dudu
02 Fala Sério O Portal falaseriocanaa.com.br 2.685 Israel
03 Portal Correio de Carajás correiodecarajas.com.br 3.708
04 Blog do Branco blogdobranco.com 5.367 Henrique Branco, Vicente Reis
05 Portal Canaã portalcanaa.com.br 5.383

Seny Lima e

Jorge Clésio

06 Pebinha de Açúcar pebinhadeacucar.com.br 7.214 Bariloche
07 Portal Papo Carajás papocarajas.com 13.289 Vinícios Nogueira
08 Notícias de Parauapebas noticiasdeparauapebas.com 13.471 Pablo Oliveira
09 Carajás O Jornal carajasojornal.com.br 23.913 Carlos Refribom

Dados extraídos em: 15/09/2019 – 09:00h

Avatar
Sobre Vicente Reis 21 Artigos
Vicente Reis, 46 anos - “Músico de formação, Programador e Data Scientist”. Viciado em Ópera, Jazz, e-Games, Clube do Remo e Vasco da Gama. Político Cultural, Agente Político e militante de causas perdidas...

3 Comentários

  1. SimilarWeb é melhor que mostra o tráfego e o proprietário do site pode validar com o GoogleAnalitics.

    aí tem Glogs que nem tráfego tem mas está ranqueados no Alexa kkkk muito estranho.

  2. Estranho esse Ranking do Alexa. Não está nessa lista, mas hoje 26/09/2019, sites com bem menos acessos do que o Liberal e o Portal Canaa aparecem melhor rankeados do que esses citados. O Ver-o-Fato da capital, por exemplo, aparece melhor rankeado do que esses dois citados. Um pouquinho abaixo do Diario Online, mas obviamente que eles não se iludem achando que são maiores do que o Liberal e pareados com o DOL. Acho que foi por isso que abandonaram essa ferramenta de aferição do Alexa. Esse é só um exemplo pra ilustrar que o Ranking do Alexa não deve ser considerado. O SimilarWeb, assim como varias outras ferramentas de aferição de acessos, não é perfeito, mas é o mais confiavel no mundo hoje.

Deixe uma resposta