Bolívia: Esquerda sofre derrota histórica e fica fora de segundo turno

O senador de direita, Rodrigo Paz, estava liderando a eleição presidencial da Bolívia no final do domingo (17), segundo os primeiros resultados oficiais, que mostraram que o Movimento para o Socialismo (MAS), partido governista, estava a caminho de sua pior derrota eleitoral em uma geração.

Paz, do Partido Democrata Cristão, obteve 32,18% dos votos, enquanto Eduardo del Castillo, do MAS, teve apenas 3,16%, segundo resultados iniciais divulgados pelo tribunal eleitoral ainda na noite de domingo. O ex-presidente conservador Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza, ficou em segundo lugar, com 26,94% dos votos.

“A Bolívia não está pedindo apenas uma mudança de governo, está pedindo uma mudança no sistema político”, disse Paz em um discurso transmitido na noite de domingo. “Este é o início de uma grande vitória, de uma grande transformação”, acrescentou, enquanto seus apoiadores entoavam “renovação”.

Mais cedo no domingo, Quiroga reconheceu os resultados, confirmando seu lugar no segundo turno, e parabenizou Paz por seu desempenho. O atual presidente, Luis Arce, divulgou uma declaração otimista reconhecendo os resultados. “A democracia triunfou”, dizia a declaração.

Resultado surpreendente

O bom desempenho de Paz surpreendeu os analistas. As pesquisas de opinião sugeriam que o senador, com cerca de 10% de apoio, estava muito atrás de Quiroga e do candidato de centro-direita Samuel Doria Medina, da coalizão Aliança pela Unidade. O empresário Medina admitiu a derrota no domingo e disse que apoiaria Paz em um eventual segundo turno.

A eleição geral de domingo foi ofuscada pela inflação, que atingiu o maior nível em quatro décadas, e pela ausência do ex-presidente de esquerda Evo Morales, que foi impedido de concorrer e criticou a eleição. Mas os apelos dele para boicotar a eleição pareceram não ter surtido efeito.

O comparecimento dos eleitores no domingo foi estável, segundo as autoridades. Apesar das preocupações anteriores de que o processo eleitoral poderia ser obstruído por partidários de Morales, que haviam convocado o público a boicotar a disputa, os comentaristas internacionais disseram que não houve grandes interrupções.

Com um campo lotado de oito concorrentes e nenhum candidato dominante do partido MAS, a eleição marcou um “momento de encruzilhada” para a Bolívia, disse o analista dos Andes do Sul, Glaeldys Gonzalez Calanche, do International Crisis Group.

A frágil economia da Bolívia tem sido a principal preocupação de muitos eleitores. Os aumentos de preços ultrapassaram outros países latino-americanos este ano, e o combustível e os dólares estão escassos. Não, por acaso, a Esquerda ficou de fora da disputa.

Por Lucinda Elliott e Monica Machicao, ambas da Reuters

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Israel mantém intensidade de guerra em Gaza apesar de operação no Líbano

Pelo menos 90 pessoas foram mortas em vários ataques israelenses em Gaza durante a madrugada de quarta-feira (2), enquanto a guerra no enclave não mostra

CMP aprova a LOA 2024 com estimativa orçamentária de R$ 2,4 bilhões

No apagar das luzes do expediente legislativo do ano corrente, em sessão extraordinária, a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou o Projeto da Lei Orçamentária Anual

Academia Parauapebense de Letras dá posse a dois novos membros

A diretoria da Academia Parauapebense de Letras (APL), que tem como atual presidente a escritora Terezinha Guimarães, deu posse na noite do último sábado (19),

Duas tragédias, dois governos. A diferença está na resolução

09Em um intervalo de cinco anos, duas pontes do Complexo Rodoviário Alça Viária (que possui um total de quatro) foram parcialmente derrubadas por acidentes provocados

UEPA em outro patamar

Em primeiro de junho de 2021, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) entrou em uma nova fase, com eleição do Prof. Dr. Clay Chagas

Travessia forçada

Durante meses, o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias se posicionou no tabuleiro político do citado município como o sucessor do prefeito Tião Miranda, ambos do