Câmara Municipal de Parauapebas cria Escola e Museu do Legislativo

Dando continuidade às ações de melhorias e ampliação da atuação do Instituto Legislativo da Câmara Municipal (ILCM), três projetos de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que alteram a estrutura do órgão e criam a escola e o museu do Legislativo foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (21).

A primeira matéria apreciada foi o Projeto de Resolução nº 5/2023, que altera a Resolução 5/2010, de criação do ILCM, para incluir a escola e o museu na estrutura interna do Instituto. A proposição também acrescenta incisos sobre os objetivos do ILCM e as atribuições de sua diretoria geral, a quem caberá dirigir, coordenar e supervisionar os trabalhos da escola e do museu.

Escola do Legislativo

Em seguida, foi apreciado o Projeto de Resolução nº 6/2023, que cria a Escola do Legislativo, para manter cursos de educação básica, profissional e tecnológica, compreendendo todos os níveis, assim como cursos superiores de graduação e pós-graduação, com possibilidade de oferta presencial e à distância, sempre com vistas ao atendimento das demandas de formação oriundas do Poder Legislativo, abrangendo parlamentares e servidores da CMP, admitida a participação de demais interessados da população em geral, especialmente adolescentes e jovens.

A organização técnica, pedagógica e administrativa da Escola do Legislativo abrange a direção e a coordenação pedagógica, que contarão com o auxílio dos servidores públicos efetivos ou comissionados. O corpo docente será formado por professores visitantes e profissionais especializados, integrantes do quadro de pessoal do Legislativo ou não, ou de instituições que tenham estabelecido parcerias com a Câmara Municipal. Deverão ter habilitação acadêmica ou profissional, preferencialmente com capacitação docente.

Para execução de suas finalidades institucionais, a Escola do Legislativo poderá realizar ou patrocinar cursos, encontros, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, atividades, estudos e publicações, bem como promover a divulgação de sua produção intelectual ou científica.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB) informou que já está em andamento à realização de parcerias com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e também com empresas do Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

“Estamos fechando parcerias com Alepa para que a nossa escola seja um polo da Escola do Legislativo Estadual no Sul e Sudeste do Pará. Para isso, já temos pré-alinhada a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão Pública. Vamos fazer parcerias também com as empresas do Sistema S para a oferta de cursos a servidores e também à população em geral. Buscaremos prestar um trabalho de excelência, visando aproximar a população desta Casa”, destacou.

Museu do Legislativo

Já o Projeto de Resolução nº 7/2023 prevê a criação do Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen, que será constituído de quaisquer documentos escritos, manuscritos ou impressos, iconográficos, fonofotográficos, mobiliário, vestuário, bens móveis, objetos e outros elementos culturais pertencentes à CMP, ou ainda, que a ele venha a ser doado ou cedido.

São objetivos do Museu: escolher, abrigar, conservar, preservar, restaurar, recuperar, pesquisar, expor e valorizar a memória social junto ao patrimônio histórico, artístico, cultural, natural e arqueológico relacionados ao Poder Legislativo Municipal, bem como pesquisar, recolher, classificar, conservar e expor objetos, fotografias, imagens e documentos que representem o patrimônio cultural material e imaterial.

A estrutura organizacional básica do Museu do Legislativo será composta pela coordenadoria geral e pelo departamento pedagógico do Museu, que contará com o auxílio dos servidores públicos da CMP. O Museu ficará aberto à visitação pública em data e horário a serem fixados posteriormente e poderá receber doações de objetos, documentos e peças históricas de pessoas físicas ou jurídicas, desde que destinadas a atender aos seus objetivos, as quais, após análise, incorporar-se-ão ao patrimônio do Museu.

“O objetivo deste projeto de resolução é contribuir para a preservação, conservação e promoção do acervo de valor histórico da Câmara Municipal de Parauapebas e oportunizar a informação histórica do Poder Legislativo aos estudantes, pesquisadores e público em geral”, informou o Rafael Ribeiro na justificativa da proposição.

Durante a discussão e votação do projeto, os vereadores ressaltaram a importância de atribuir o nome de Faisal Salmen ao museu, devido a sua contribuição com a política e história do município, as quais teve forte influência e participação ativa.

“Foi o primeiro prefeito de Parauapebas, deputado estadual e vereador do município. Então, nada mais justo do que esta Casa prestar essa homenagem a esse grande homem da nossa história. No futuro, todos saberão quem foi Faisal Salmen e qual a história do Legislativo de Parauapebas”, enfatizou Rafael.

O presidente da CMP informou ainda que já no mês de maio será realizada uma exposição pelo Museu do Legislativo contando a história de vida de Faisal Salmen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: mineradora Vale firma acordo para proteger trabalhadores

Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicato e a mineradora Vale firmaram acordo para a proteção de trabalhadores em mina em Parauapebas, a 720 quilômetros ao

O futuro dos partidos políticos no Brasil

O Blog consultou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e observou que há 35 partidos registrados. E segundo o mesmo tribunal, há neste momento,

Tucuruí: reviravolta na eleição suplementar

Quem acompanha a política tucuruiense sabe que de tédio não se morre. Pelo contrário, sempre há um fato novo que, geralmente, tende a balançar o

Prefeitura de Parauapebas é destruída por incêndio

Uma dos paços municipais mais bonitos do Brasil, sucumbiu ao fogo no dia de hoje, 29, após um aparelho de ar condicionado ter sofrido um

Mais da metade dos brasileiros crê que estará menos endividada em 2023

Mais da metade dos brasileiros (56%) acredita que estará menos endividada em 2023 do que em 2022, aponta pesquisa do Observatório Febraban, divulgada pela Federação

A Divisão do Pará de volta ao debate

No dia 11 de dezembro de 2011, ocorria o plebiscito que decidia – naquele momento – o futuro do Pará. Depois de um intenso processo