Câmara Municipal de Parauapebas cria Escola e Museu do Legislativo

Dando continuidade às ações de melhorias e ampliação da atuação do Instituto Legislativo da Câmara Municipal (ILCM), três projetos de resolução, de autoria da Mesa Diretora, que alteram a estrutura do órgão e criam a escola e o museu do Legislativo foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (21).

A primeira matéria apreciada foi o Projeto de Resolução nº 5/2023, que altera a Resolução 5/2010, de criação do ILCM, para incluir a escola e o museu na estrutura interna do Instituto. A proposição também acrescenta incisos sobre os objetivos do ILCM e as atribuições de sua diretoria geral, a quem caberá dirigir, coordenar e supervisionar os trabalhos da escola e do museu.

Escola do Legislativo

Em seguida, foi apreciado o Projeto de Resolução nº 6/2023, que cria a Escola do Legislativo, para manter cursos de educação básica, profissional e tecnológica, compreendendo todos os níveis, assim como cursos superiores de graduação e pós-graduação, com possibilidade de oferta presencial e à distância, sempre com vistas ao atendimento das demandas de formação oriundas do Poder Legislativo, abrangendo parlamentares e servidores da CMP, admitida a participação de demais interessados da população em geral, especialmente adolescentes e jovens.

A organização técnica, pedagógica e administrativa da Escola do Legislativo abrange a direção e a coordenação pedagógica, que contarão com o auxílio dos servidores públicos efetivos ou comissionados. O corpo docente será formado por professores visitantes e profissionais especializados, integrantes do quadro de pessoal do Legislativo ou não, ou de instituições que tenham estabelecido parcerias com a Câmara Municipal. Deverão ter habilitação acadêmica ou profissional, preferencialmente com capacitação docente.

Para execução de suas finalidades institucionais, a Escola do Legislativo poderá realizar ou patrocinar cursos, encontros, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, atividades, estudos e publicações, bem como promover a divulgação de sua produção intelectual ou científica.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB) informou que já está em andamento à realização de parcerias com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e também com empresas do Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

“Estamos fechando parcerias com Alepa para que a nossa escola seja um polo da Escola do Legislativo Estadual no Sul e Sudeste do Pará. Para isso, já temos pré-alinhada a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação em Gestão Pública. Vamos fazer parcerias também com as empresas do Sistema S para a oferta de cursos a servidores e também à população em geral. Buscaremos prestar um trabalho de excelência, visando aproximar a população desta Casa”, destacou.

Museu do Legislativo

Já o Projeto de Resolução nº 7/2023 prevê a criação do Museu do Legislativo Vereador Faisal Salmen, que será constituído de quaisquer documentos escritos, manuscritos ou impressos, iconográficos, fonofotográficos, mobiliário, vestuário, bens móveis, objetos e outros elementos culturais pertencentes à CMP, ou ainda, que a ele venha a ser doado ou cedido.

São objetivos do Museu: escolher, abrigar, conservar, preservar, restaurar, recuperar, pesquisar, expor e valorizar a memória social junto ao patrimônio histórico, artístico, cultural, natural e arqueológico relacionados ao Poder Legislativo Municipal, bem como pesquisar, recolher, classificar, conservar e expor objetos, fotografias, imagens e documentos que representem o patrimônio cultural material e imaterial.

A estrutura organizacional básica do Museu do Legislativo será composta pela coordenadoria geral e pelo departamento pedagógico do Museu, que contará com o auxílio dos servidores públicos da CMP. O Museu ficará aberto à visitação pública em data e horário a serem fixados posteriormente e poderá receber doações de objetos, documentos e peças históricas de pessoas físicas ou jurídicas, desde que destinadas a atender aos seus objetivos, as quais, após análise, incorporar-se-ão ao patrimônio do Museu.

“O objetivo deste projeto de resolução é contribuir para a preservação, conservação e promoção do acervo de valor histórico da Câmara Municipal de Parauapebas e oportunizar a informação histórica do Poder Legislativo aos estudantes, pesquisadores e público em geral”, informou o Rafael Ribeiro na justificativa da proposição.

Durante a discussão e votação do projeto, os vereadores ressaltaram a importância de atribuir o nome de Faisal Salmen ao museu, devido a sua contribuição com a política e história do município, as quais teve forte influência e participação ativa.

“Foi o primeiro prefeito de Parauapebas, deputado estadual e vereador do município. Então, nada mais justo do que esta Casa prestar essa homenagem a esse grande homem da nossa história. No futuro, todos saberão quem foi Faisal Salmen e qual a história do Legislativo de Parauapebas”, enfatizou Rafael.

O presidente da CMP informou ainda que já no mês de maio será realizada uma exposição pelo Museu do Legislativo contando a história de vida de Faisal Salmen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Pesquisa aponta liderança de Helder Barbalho ao Senado Federal

Na semana passada, a Destak Publicidade e Marketing divulgou a primeira pesquisa de intenção de votos para o Senado Federal no Oeste do Pará. Em

CMP: composição das Comissões Permanentes

O Blog do Branco fez um levantamento exclusivo para saber a configuração das comissões permanentes da Câmara Municipal de Parauapebas, que reflete, por exemplo, a

Rapidinhas do Branco. XX

A coluna sobre os bastidores políticos desta semana será quase que, exclusivamente, voltada à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), após as eleições gerais do último

Do outro lado da barragem. O perigo silencioso

Passava das 16 horas quando um barulho ensurdecedor interrompeu, em 5 de novembro de 2015, a tranquila rotina do distrito de Bento Rodrigues, na cidade

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em novembro de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Josemira quer inverter a lógica perversa de Auty investindo os royalties da mineração no desenvolvimento sustentável

Richard Auty teorizou sobre as economias que são dependentes quase que, exclusivamente, de um único recurso finito, com data para acabar, quase sempre, bem antes