Canaã: Josemira é convidada de honra para Fórum de Agentes Políticos para Inovação

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, foi convidada de honra para participar do 1º Encontro Estadual de Agentes Políticos para Inovação na Construção de Cidades Inteligentes, evento este que está sendo realizado na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), nesta quarta-feira (25), na citada cidade do interior paulista.

O convite a gestora canaãense teve como objetivo debater soluções, tecnologias e modelos para Cidades Inteligentes, chamadas de Smart City. O evento conta com a presença de autoridades municipais, estaduais, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), empresários e instituições de ensino. Ao discursar para os presentes, a prefeita Josemira  apresentou um vídeo com informações sobre Canaã e os investimentos previstos para impulsionar o desenvolvimento do município. “É uma cidade que abriga o maior projeto de mineração do mundo, mas que trabalha a humanização e qualidade de vida das pessoas”, definiu.

“Estamos trabalhando para nos tornar referência em qualidade de vida e não podemos pensar nisso sem pensarmos antes no conhecimento”, completou, citando a presença de cursos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Tecnológico do Pará (IFPA), no município. A mandatária ainda convidou os presentes a visitarem e investirem em Canaã dos Carajás.

Uma referência na área, o professor Renato Francês, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que coordena projetos de tecnologia em centros urbanos, palestrou sobre as ações que estão para serem implementadas no citado município do sudeste paraense.

Agenda da Prefeita 

A prefeita Josemira Gadelha e comitiva estão em viagem ao interior de São Paulo para fortalecer as tratativas do projeto Smart City, que visa transformar o município em uma das primeiras cidades inteligentes do país. A comitiva passou também pela cidade de São Carlos, em visita à Secretaria de Ciência e Tecnologia e à Universidade de São Paulo (USP). A agenda também incluiu a visita a empresas voltadas para a área de tecnologia e inovação.

Em São Carlos, a prefeita participou de reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) para dialogar sobre as incubadoras de negócios e start-ups do município. Estiveram presentes o secretário da pasta, José Galizia Tundisi, o coordenador do projeto Smart City na UFPA, Carlos Renato Francês, e o coordenador do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (CPA IARA), da Universidade de São Paulo (USP), André Carvalho.

Vale registrar que o referido município do interior de São Paulo é considerado referência em desenvolvimento de tecnologias e se destaca por ser uma cidade com um número de doutores bem acima da média nacional (um para cada 100 habitantes), além de contar com cerca de 300 startups. Durante a reunião, ficou definido que os dois municípios devem assinar um convênio de cooperação técnica e troca de informações.

Com informações e imagem da Ascom da PMCC (Adaptado pelo Blog do Branco). 

O blog no Twitter!