Canaã: Pensando no Futuro

COMPARTILHE:

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, criado em 2017, pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, teve como intuito fomentar o empreendedorismo no município. No final de 2018, a Câmara Municipal do citado município alterou a Lei nº 753, que trata do Fundo de Desenvolvimento, e novas regras, que deixaram o processo mais claro e objetivo, foram instituídas. A mais importante alteração possibilitou a pessoa física em situação de vulnerabilidade, pode ser assistida por algum programa da Secretaria de Desenvolvimento Social, além de ter acesso à linha de crédito para empreender.

A partir disso, empreendedores do município tiveram acesso a uma linha de crédito para investimento com menor taxa de juros e menor burocracia. A iniciativa destina 5% do valor da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) para investimentos em negócios de diferentes áreas.

Uma vez disponíveis, os valores podem ser utilizados na implantação, expansão, modernização e diversificação das atividades econômicas no município. A expectativa do governo municipal é que o FMDS seja um importante marco na busca pela geração de emprego e renda em Canaã dos Carajás.

Para solicitar o crédito, o cidadão deve acessar o site do FMDS, escolher a modalidade de financiamento adequada ao negócio, ler o regulamento, preencher o formulário, anexar os documentos solicitados e enviar os documentos. Após o cadastro, o solicitante será contatado via e-mail pela equipe da secretaria.

Segundo dados da Prefeitura, mais de 55 empresas já tiveram acesso ao FMDS, obtendo crédito de baixo custo para realizar investimentos em seus negócios. Os empréstimos já ultrapassam a marca de R$ 3 milhões já disponibilizados aos empreendedores canaenses.

O FMDS faz parte do Pacto por Canaã, um esforço coordenado de mais de 17 ações públicas em parceria com o setor privado e sociedade civil com o objetivo de tornar o município referência nacional em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável até o ano de 2035.

O blog no X