A Vale obteve a Licença Prévia para o projeto de cobre Bacaba, localizado em Canaã dos Carajás (PA). O projeto Bacaba visa prolongar a vida útil do Complexo Minerador de Sossego, além de contribuir com uma produção média anual de aproximadamente 50 mil t/ano de cobre ao longo de oito anos de operação.
A extração de minério de cobre estimada para a fase de operação da mina é de aproximadamente 68,8 milhões de toneladas.
Serão investidos aproximadamente US$ 290 milhões durante a etapa de implantação do projeto e o início da produção está planejado para o primeiro semestre de 2028. A previsão é que sejam engajados, durante a fase de implantação do projeto, aproximadamente 1.200 trabalhadores.
Bacaba é o primeiro de uma série de projetos de cobre que a Vale pretende desenvolver na província mineral de Carajás, com o objetivo estratégico de dobrar sua capacidade produtiva de cobre na próxima década. A meta da empresa é atingir uma escala de produção entre 420 e 500 mil toneladas de cobre e estão incluídos nessa meta a expansão de Salobo (com possível implantação da lavra subterrânea, e os projetos Alemão, 118, Paulo Afonso e Cristalino. Os investimentos para o alcance desse meta podem atingir a cifra de R$ 70 bilhões.
Com informações e imagem – Brasil Mineral (adaptado pelo Blog do Branco)