CMP: candidato do prefeito Darci Lemen perde para o candidato do empreiteiro que manda na Secretaria de Obras

A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Parauapebas para o próximo biênio (2019-2020), deixou claro um cenário: que o prefeito Darci Lermen parece fomentar a sua própria queda. O resultado também reativa um ditado popular: “o poste mija no cachorro”. Na postagem anterior, o blog levantou a questão sobre o que poderia ocasionar a possível vitória de Luiz Castilho, que por inércia, aumentaria, portanto, o poder de seu mentor e financiador, Branco da White na política parauapebense.

Inegavelmente, a vitória de Castilho coloca o empreiteiro em outro patamar de importância. Darci se tornará refém do empreiteiro? Que passará a controlar um poder, portanto, poderá fazer valer os seus desejos e interesses em outro poder, o Executivo. O meio político pergunta: o que pretende Darci com essa submissão a um dos maiores investidores de sua campanha? Uma gestão que vai de mal a pior, e que ostenta índices de rejeição que chega a 80%, e parece não incomodar o atual prefeito que já ocupa o cargo há 3626 dias.

A atual gestão não pode reclamar do volume de recursos que recebeu até o momento dentro do atual exercício contábil. Nos cofres da prefeitura já entraram mais de um bilhão de reais em arrecadação bruta. A questão é o fomento da apologia à incompetência que impera e emperra a máquina pública municipal, com a conivência do prefeito Darci Lermen, o que explica na prática, a péssima imagem que a sua gestão ostenta.

Portanto, como se pode acompanhar, ao “Homem das Máquinas” já não bastava o poder econômico, o controle de uma secretaria e os maiores contratos. Ele quis e conseguiu o poder político. Mais uma derrota ao prefeito Darci Lermen. Pior para os que acreditaram mais uma vez no conto-da-carochinha contado pelo mandatário municipal.

Imagem: Wagner santos, da Agência Carajás.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco. XXV

De volta ao posto I Na última quarta-feira, 14, Darci Lermen (MDB) foi reintegrado ao cargo de prefeito em Parauapebas, por decisão liminar do desembargo.

MDB é o partido com maior número de filiados no Brasil

De acordo com estatísticas divulgadas esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 15,7 milhões de brasileiros são filiados a algum partido político. O

Eleições 2024: Saiba o que é permitido e o que é proibido na propaganda eleitoral nas ruas e na internet

A partir do último dia 16, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador podem realizar propaganda eleitoral. A divulgação pode ser feita

Petrobras reduz preço da gasolina vendida a distribuidoras

A Petrobras reduzirá em 5,6% o preço médio da gasolina vendida a distribuidoras a partir de terça-feira (2), informou a companhia em comunicado à imprensa

Governo Darci: uma gestão “Laissez-faire”

Tomo a liberdade de emprestar o famoso termo “Laissez-faire” (em tradução livre significa: “deixe ir, deixe passar…”) para analisar a gestão do prefeito Darci Lermen,

A lógica da escolha dos vices foi invertida no Pará

Desde a campanha de 2002 ao governo do Estado do Pará, sempre se fez presente nas chapas que foram ao segundo turno ou que polarizaram