CMP: Fred Sansão pede infraestrutura no VS-10, zona rural, revitalização do Bioparque e transparência nas viagens do Executivo

O vereador Fred Sansão (PL) apresentou uma série de requerimentos e indicações na Câmara Municipal de Parauapebas. As propostas abrangem desde melhorias em infraestrutura urbana e rural até medidas de acessibilidade, revitalização de espaços públicos e pedidos de transparência na gestão municipal.

Infraestrutura no Complexo VS-10

Entre os destaques, está o Requerimento nº 216/2025, que solicita informações detalhadas à Secretaria Municipal de Obras (Semob) sobre o cronograma, escopo e aplicação de recursos nas obras do Complexo VS-10. Fred Sansão cobra clareza quanto às ruas já beneficiadas com pavimentação, drenagem e iluminação, além de questionar quais serviços ainda estão em andamento.

O parlamentar também pediu cópias das Ordens de Serviço referentes ao bairro e esclarecimentos sobre a participação da mineradora Vale nos investimentos. “O VS-10 é uma das áreas que mais cresce em Parauapebas e precisa de infraestrutura à altura da sua população. Nosso dever é fiscalizar e garantir que as promessas saiam do papel”, afirmou.

Revitalização do Bioparque do Bairro Amazônia

Na Indicação nº 631/2025, Fred Sansão apontou a necessidade de melhorias no Bio Parque do Bairro Amazônia, espaço de lazer amplamente utilizado pela comunidade. Entre as ações sugeridas estão a readequação dos acessos com rampas e sinalização para cadeirantes e idosos, reconstrução da academia ao ar livre, revitalização das quadras esportivas e a reforma da ponte de acesso ao local.

“O Bioparque é um patrimônio da comunidade, mas hoje carece de estrutura adequada. Queremos que ele volte a ser um espaço seguro, acessível e de qualidade para todas as idades”, destacou o vereador.

Ações preventivas na zona rural

Preocupado com o impacto do inverno amazônico, o vereador apresentou o Requerimento nº 210/2025, pedindo informações sobre as ações preventivas de drenagem e manutenção da malha viária da zona rural. Ele questiona se há plano de contingência em vigor, além do cronograma de limpeza de canais e estradas vicinais.

Segundo Sansão, a zona rural é estratégica para o escoamento da produção agrícola e precisa estar preparada para enfrentar o período chuvoso. “É preciso planejamento para evitar que famílias fiquem isoladas e produtores tenham prejuízos”, reforçou.

Transparência nas viagens do Executivo

Outro ponto levantado foi a transparência nos gastos da Prefeitura com viagens oficiais. No Requerimento nº 217/2025, Fred Sansão pediu relatório detalhado das viagens realizadas pelo prefeito entre janeiro e setembro deste ano, incluindo datas, destinos, custos, motivo das agendas e nomes dos assessores que acompanharam cada deslocamento.

“O uso de recursos públicos precisa ser transparente. A população tem o direito de saber quanto é gasto, para onde e por quê. Isso fortalece a confiança e garante lisura na administração”, afirmou o parlamentar.

Fiscalização e compromisso

Com essas solicitações, Fred Sansão reforça seu papel de fiscalização, cobrando transparência e resultados da gestão municipal. Para ele, a Câmara precisa atuar de forma firme no acompanhamento das obras, serviços e gastos públicos.

“Nosso mandato é para defender os interesses do povo de Parauapebas, garantindo que cada recurso investido retorne em benefícios concretos para a comunidade”, concluiu.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Alepa aprova criação de Brigada Ambiental Voluntária para combater incêndios no Pará

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na manhã desta terça-feira (09), o Projeto de Lei nº 561/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui

Congresso deve promulgar reforma tributária ainda em 2023

Considerada uma das agendas prioritárias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo semestre legislativo, a Proposta de Emenda à

#TBT do Blog – Ponte do rio Moju, um ano depois: o retrato do governo Jatene

Há exato um ano (23/03/2014), a ponte sob o rio Moju, que margeia o município de mesmo nome, teve parte de sua estrutura derrubada após

Ser Equilibrista. O dilema de Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é o nome mais cotado para concorrer à Presidência da República, em 2026, pela Direita.

O “Bolo continua mal dividido”. A partida de Delfim Netto

Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 96 anos. Foi um

Rapidinhas do Branco – CV

Frankenstein Institucional I Até o momento, o prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante) não definiu o futuro da Secretaria de Governo (Segov) que se tornou um