CMP: Legislativo cria projetos “Vereador Mirim” e “Parlamento Jovem”

Dando continuidade às ações do projeto “Câmara do Futuro” do Legislativo Municipal de Parauapebas, os vereadores aprovaram, na sessão ordinária realizada terça-feira (18), a criação dos programas “Vereador Mirim” e “Parlamento Jovem”, voltados para crianças e adolescentes que sejam estudantes da rede pública de ensino.

Os projetos, que são de autoria da Mesa Diretora, integram as ações da gestão do presidente Rafael Ribeiro (MDB) e tem como objetivo geral promover a interação e a aproximação entre a Câmara Municipal de Vereadores e as escolas.

“Possibilitarão aos estudantes participarem do processo legislativo e compreenderem o papel do Poder Legislativo Municipal, de forma a contribuir para a formação de sua cidadania, compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira, estimulando a participação política ativa na vida e no meio social”, diz trecho da justificativa das proposições.

Vereador Mirim

Foi por meio do Projeto de Resolução nº 8/2023, que a Mesa Diretora propôs a implantação do programa Câmara Mirim “Caminhos da Democracia, Vereador Mirim”, voltado para estudantes do Ensino Fundamental.

A Câmara Mirim será composta por 15 parlamentares mirins, que serão escolhidos por meio de eleição, mediante voto direto e secreto. Poderão participar como candidatos e eleitores os alunos devidamente matriculados do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Parauapebas.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) selecionará, anualmente, 15 escolas para participarem das eleições. A candidatura será individual, podendo candidatar-se alunos com idade mínima de nove anos e máxima de 15 anos. A escolha dos vereadores mirins ficará a cargo de cada escola participante, obedecendo aos seguintes critérios: realização de eleições; análise do currículo escolar do aluno, de sua atuação e participação na escola; e concurso de redação sobre temas atuais.

A campanha deverá se desenvolver internamente, na escola, no período de 10 dias anteriores à realização da eleição, priorizando-se o debate e exposição de ideias, sendo expressamente proibida a atuação de partidos políticos, o uso de símbolos, logotipos, siglas e outras formas que possam identificar a influência partidária. Caberá à direção da escola a organização e coordenação da eleição da Câmara Mirim, com o apoio do Instituto Legislativo da Câmara Municipal, estabelecendo normas, estipulando dias, horários e outras condições que deverão ser observadas pelos candidatos, garantindo igualdade entre os mesmos durante a campanha eleitoral.

A eleição para a Câmara Mirim ocorrerá, anualmente, no mês de março e o vereador mirim exercerá o seu mandato por 10 meses, no período de março a dezembro. Serão considerados eleitos 15 alunos titulares, permanecendo como suplente o segundo candidato mais votada na respectiva escola. Os eleitos tomarão posse mediante compromisso, em sessão solene a ser realizada pela Câmara. A primeira reunião deverá promover a eleição para composição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Câmara Mirim, mediante votação, para preenchimento dos cargos de Presidente (a), Vice-Presidente(a), 1º Secretário(a) e 2º Secretário(a). A Câmara Municipal estabelecerá, anualmente, calendário para as sessões da Câmara Mirim, que serão realizadas bimestralmente, tendo como local o plenário da CMP.

Compete à Câmara Mirim, especificamente, apresentar proposições que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade parauapebense, relativas à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública e outros assuntos de interesse público. As propostas dos vereadores mirins serão analisadas pelo Legislativo Municipal, para posterior encaminhamento aos órgãos públicos competentes ou elaboração de proposições pela Câmara.

O mandato dos vereadores mirins será finalizado na primeira semana do mês de dezembro do mesmo ano da eleição, em sessão solene, com a presença dos vereadores da CMP. Na ocasião, eles serão homenageados através de entrega de diploma. Os vereadores mirins não serão remunerados, sendo sua atividade considerada de relevante interesse público e educativo.

Parlamento Jovem

Já o programa “Parlamento Jovem” foi criado por meio do Projeto de Resolução nº 9/2023, voltado para estudantes do Ensino Médio.

O “Parlamento Jovem” será realizado da mesma forma que a “Câmara Mirim”, com escolha dos candidatos, realização de eleição, tempo de mandato e formato de produção. As diferenças estão na faixa etária e no período de ensino. Poderão participar como candidatos e eleitores os alunos devidamente matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas de Parauapebas, com idade mínima de 15 anos e máxima de 21 anos.

Outra diferença é que as escolas que participarão do “Parlamento Jovem” serão escolhidas pela própria Câmara e não pela Semed.  Anualmente, 15 escolas da rede de ensino pública estadual serão selecionadas para integrar o projeto.

Revogação

Antes de criar os novos programas, os vereadores revogaram o Decreto Legislativo nº 4/2009, que instituiu o “Programa Câmara Mirim – a Câmara vai à Escola”. A extinção ocorreu por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2023, de autoria da Mesa Diretora.

Segundo a justificativa da matéria, a revogação foi necessária porque o programa Câmara Mirim será instituído por meio de Projeto de Resolução, que é a proposição destinada à regular assunto de natureza político-administrativa da Câmara Municipal, de acordo com o Regimento Interno.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Protesto na COP-28 expõe incoerência da Vale

Três ativistas populares interromperam um painel da COP28 nesta segunda-feira (4) do qual participavam representantes do governo federal brasileiro e da empresa Vale. A mineradora

Exposibram 2023: mineradoras vão divulgar investimentos e novos projetos em Belém

Em evento, no fim de agosto, mais de 20 companhias vão receber propostas comerciais de centenas de fornecedores, em rodadas de negócios. Pesquisa do Instituto

Copom deve continuar na redução da Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve cortar em 0,5 ponto percentual a taxa Selic na em sua reunião de hoje, 20.

Ciro Gomes e a grande mídia: o autofagismo declarado

Acompanhei por semanas, sempre em horários alternados, sem a expectativa do “ao vivo” (por conta das obrigações docentes), a sabatina com os presidenciáveis na rádio

Eleições 2022: IPEC aponta que Lula lidera em 16 estados. Bolsonaro em nove

A rodada de pesquisas feitas pelo Instituto Ipec – formado por especialistas que antes integravam o Ibope – permite verificar como anda a corrida pela

Pressão sob Biden aumenta. A desistência é inevitável

Mais um evento público que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aparece e, novamente, outro “apagão” aconteceu. De fato, o democrata deixa claro sua