Consignado CLT tem quase 3 milhões de propostas em menos de dois dias

Quase 30 milhões de simulações de empréstimos para o Crédito do Trabalhador, também chamado de Consignado CLT, foram realizadas desde a liberação da ferramenta no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Além disso, de 6h da manhã de sexta (21) até as 18h deste sábado (22), 2.962.330 propostas foram solicitadas às instituições financeiras habilitadas e 6.683 contratos foram realizados. Os dados foram fornecidos pelo Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o Ministério, o volume de acesso à CTPS Digital está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses. Desde a estreia, na sexta-feira, a procura pelas simulações e até pelas contratações foi intensa. No começo da tarde do primeiro dia de funcionamento, 1.200 contratações já haviam sido registradas.

O grande volume de simulações do consignado CLT fez com que o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho alertasse os trabalhadores para que não tenham “pressa” em contratar o consignado. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, disse Marinho.

O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta (21), criado pela Medida Provisória (MP) 1.292, que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados do MEI.

Como mostrou a reportagem da Gazeta do Povo, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende, com isso, estimular o crescimento econômico via crédito, num momento em que a economia dá sinais de desaceleração. Consequentemente, quer reduzir a desaprovação de Lula nas pesquisas junto ao eleitorado.

A medida, no entanto, é vista como um risco e analistas avaliam que ela pode pressionar a inflação, já que a economia brasileira está sobreaquecida, crescendo acima de sua capacidade.

Por Aline Rechmann – Gazeta do Povo

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

FIEPA destaca potencial da indústria da Amazônia na liderança para uma economia mais verde

A Federação das Indústrias do Estado do Pará e a Jornada COP+, movimento liderado pela federação, seguem em destaque na Blue Zone (Zona Azul), palco

Rapidinhas do Branco. XXIII

Troca-troca I Nem bem acabou o ano corrente, diversas trocas poderão ocorrer na gestão municipal de Parauapebas. Na última quinta-feira, 01, ocorreram mudanças nos comandos

Continua intensa a disputa pelo comando da Vale

Como esperado, a disputa nos bastidores pela cadeira de presidente da mineradora Vale é intensa. Várias correntes e grupos políticos disputam a indicação de quem

Governo anuncia novas linhas de crédito de R$ 12 bilhões para indústria

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (25) uma nova rodada de R$ 12 bilhões em crédito para a modernização da indústria nacional. A iniciativa faz

MPPA recomenda ao Estado e a Prefeitura de Belém que decretem Lockdown

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos, com atribuição para

IFI mantém projeção de crescimento do PIB em 1,2% e reforça alerta fiscal

O produto interno bruto (PIB) deve ter fechado o ano de 2023 com um crescimento próximo de 3%, mas deve perder um pouco de ímpeto