COP-29: vitrine internacional para Helder Barbalho, o anfitrião da COP-30 de olho na vice-presidência

COMPARTILHE:

Inicia em Baku, capital do Azerbaijão, a 29º edição da COP (Conferência das Partes sobre o clima). É o evento que antecede ao que será realizado em novembro do próximo ano em Belém, capital do Pará. Uma comitiva de autoridades paraenses se deslocaram ao referido país que divide os continentes europeu e asiático.

Assim como na COP-28, realizada em Dubai, capital dos Emirados Árabes, em 2023, o governador do Pará, Helder Barbalho teve papel importante, sendo uma das principais vozes (a maior entre as autoridades da região Norte) em relação às questões de sustentabilidade compensações climáticas. Na citada ocasião, inclusive, foi “batido o martelo” em relação a Belém sediar a COP-30.

Helder Barbalho levou na bagagem para Baku, um discurso pronto e muito bem construído em relação às ações e medidas compensatórias à favor do clima, dentre elas o mercado de carbono, processo em que o seu governo está na vanguarda e que vem aos poucos mudando a imagem predatória que o Pará construiu nas últimas décadas em relação ao meio ambiente.

A COP-29 servirá para que o mandatário paraense se firme como a “voz” da Amazônia para a política ambiental-climática nos próximos meses e se coloque não apenas como anfitrião da próxima edição, assim como o colocar em um patamar político que o credencie para voos maiores em 2026.

Imagem: Agência Pará

O blog no X