CPI da Vale: deputados querem conhecer siderúrgica no Ceará e cobram mais investimentos no Pará

Os deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que investiga as atividades da mineradora em solo paraense, viajam nesta quinta–feira (02) para averiguar de perto as instalações e operações do Complexo Siderúrgico do Pecém (CSP), instalado desde 2016, em São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará.

A Companhia Siderúrgica do Pecém é uma joint venture binacional formada pela brasileira Vale (50% de participação) e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%), maior compradora mundial de placas de aço; Posco (20%), 4ª maior siderúrgica do mundo e a primeira na Coréia do Sul. Com investimentos da ordem de US$ 5,4 bilhões, a CSP é a primeira usina integrada no Nordeste e a trigésima instalada no Brasil.

No ano passado, a CSP comercializou 2,8 milhões de toneladas de placas de aço. Cerca de 14% desses embarques, em 2020, foram direcionados às usinas brasileiras. Atualmente, a CSP exporta, principalmente, para os Estados Unidos, Canadá, México, Itália e outros países da Europa. Os projetos de siderurgia são grandes geradores de emprego na cadeia produtiva da mineração. As atividades no Pecém geraram cerca de 5 mil empregos e foram instalados projetos de verticalização, o que não aconteceu no Pará.

Os deputados querem saber o que motivou a Vale a investir em volumosos recursos no Ceará e a verticalizar a produção em outro estado, sendo que todo minério processado na siderúrgica do CSP tem origem em solo paraense, onde existem as maiores jazidas de minério e com alto teor de qualidade.

“Vamos fazer uma visita na grande fábrica siderúrgica do Pecém. Lá, foram criados 5 mil empregos, sendo que a matéria – prima sai do nosso estado e não se tem investimentos dessa envergadura aqui no Pará, que é o principal gerador de renda dessa empresa. A Vale tem que entender que é apenas detentora de uma concessão minerária. São esses questionamentos que estamos fazendo em comparação ao nosso estado”, afirmou o presidente da CPI, deputado Eraldo Pimenta.

A extração de minério em Carajás, maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, tem contribuído para a posição de destaque na produção da empresa, tanto no mercado nacional e internacional, com produção de 190 milhões de toneladas no ano de 2020, segundos dados da empresa.

Diante do crescimento da empresa, é notória a importância estratégica do Pará em suas operações, porém, os investimentos não são na mesma proporção, e esse descontentamento é um clamor da sociedade paraense, que motivou os deputados a instalarem a CPI.

Promessa

Aproximadamente há 10 anos, o povo paraense espera pela construção da Aços Laminados do Pará – Alpa – em Marabá, uma antiga promessa da mineradora Vale que não saiu do papel.

Por Mara Barcellos – AID – Comunicação Social. (Adaptado pelo Blog do Branco).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

A Vale que vale

Na última quinta-feira, 24, a mineradora Vale tornou público o balanço referente ao quarto trimestre de 2021. Seguindo o que já vinha ocorrendo nos trimestres

Índia ultrapassará a China como o país mais populoso do mundo

O facto de a Índia ultrapassar a China como país mais populoso do mundo, por si só, não altera a balança de poder face à

Governabilidade frágil: partidos com ministérios somam 26 parlamentares oposicionistas

Na última quinta-feira (5), o Congresso em Foco publicou a nova versão da ferramenta Radar do Congresso, que fornece uma base de dados em tempo

Alepa: composição dos poderes endógenos

Está definido a composição interna das comissões e lideranças na Assembleia Legislativa (Alepa). Tendo como base o Regimento Interno, o trabalho realizado por um parlamentar

O narcisismo perdeu

Confesso, antes de mais nada, que nunca fui fã ou admirei o craque Cristiano Ronaldo. Sem dúvida, português será eternizado como um dos melhores jogadores

São Félix do Xingu: transporte escolar “anda de ré” com a alquimia feita com recursos públicos

O transporte escolar em São Félix do Xingu é mais um serviço público que agora anda de ré, mas o dinheiro corre na frente! Em