Da Torre a Brasília

COMPARTILHE:

No dia 27 de dezembro de 2022, o tabuleiro político paraense se movimentou de forma brusca, apesar do movimento ter sido esperado. Tudo porque, Jader Filho, primogênito de Jader Barbalho, irmão do governador Helder Barbalho (MDB), atualmente presidente estadual do MDB no Pará, foi anunciado como ministro de Lula, assumindo a poderosa pasta das Cidades que, em 2019, no início do governo Bolsonaro, havia sido integrada a um outro ministério: Integração, passando a ser chamado de Ministério do Desenvolvimento Regional. Agora, novamente na gestão petista, volta a ser ministério.

Ao assumir, Jader Filho terá uma missão árdua: recompor orçamento que, assim como em outras pastas, praticamente não existe para o próximo ano. Segundo dados divulgados pela Equipe de Transição, a previsão orçamentária para 2022 era de R$ 1.3 bilhões; para 2023, de R$ 99 milhões. Isso significa mais de 92% de corte nos recursos para as áreas da citada pasta, ou seja, para investimentos em habitação, mobilidade urbana e saneamento.

O ano de 2023 não será um ano fácil para nenhum ministro do novo governo. Todavia, suas indicações são visando, por exemplo, 2024 e 2026. No caso de Jader Filho, há, claramente, uma estratégia política. Não é de hoje que o Blog do Branco trata dos movimentos que o cercam, e que o fizeram sair dos bastidores, da atuação empresarial e ter se tornado um habilidoso operador político.

O primogênito de Jader e Elcione sempre esteve e agiu nos bastidores. Foi o principal articulador da campanha vitoriosa do irmão mais novo ao governo do Pará, em 2018. Filho, centralizou o que pôde em sua mesa àquela campanha. Mostrou-se um grande articulista político, mas sempre fez questão de se manter longe dos holofotes, deixando o destaque para o irmão mais novo, Helder.

Todavia, Jader Filho, após a vitória de Barbalho, começou a ser mais ativo no tabuleiro político. No dia 31 de outubro de 2019, o MDB fez a sua convenção partidária, além de algumas filiações importantes como a do atual prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, a legenda passou a ser controlada no Pará pelo irmão mais velho de Helder. Até aquele momento, Filho sempre teve a sua atuação resumida ao setor empresarial da família, sendo responsável pela direção do Diário do Pará, o mais lido jornal paraense.

Pois bem, em fevereiro de 2021, Jader Filho deixava a Presidência do partido para reassumir suas funções empresariais. Estava de volta à torre (símbolo do conglomerado de comunicação da família Barbalho) para – segundo fontes – reorganizar internamente os interesses econômicos da família.

Em setembro do mesmo ano, o irmão mais velho de Helder reassumiu o comando estadual do MDB. O objetivo da ação era reorganizar o partido para a disputa eleitoral de 2022, que garantiu – sob sua tutela – a reeleição de Helder como o governador proporcionalmente mais votado do país; nove (total de 17 cadeiras) deputados federais eleitos pelo MDB e 13 estaduais (total de 41 vagas).

Vale registrar que, desde 2018, o MDB paraense vem crescendo de forma impressionante. Foram eleitos 61 prefeitos na eleição de 2020 (42%), o que em números gerais garante ao partido o controle direto de 101 paços municipais de um total de 144, sem contar os eleitos da base do governo que eleva o quantitativo para 130.

No total dos eleitos aos parlamentos municipais, o MDB reúne hoje algo em torno de 20%, isso sem contar com os partidos aliados. O partido voa em céu de brigadeiro. Tal desempenho é creditado em grande parte ao irmão mais velho de Helder, que mostrou-se um habilidoso operador político. Agora, após intenso processo de negociações, que chegou a envolver o primo de Helder, o deputado federal Priante (MDB), Jader Filho torna-se ministro de Estado, seguindo o exemplo do irmão mais novo e de seu pai.

Não será novidade que, Jader Filho à frente do Ministério das Cidades, faça, a exemplo do irmão governador, o seu palanque, para que, quem sabe, ser candidato a prefeito de Belém, em 2024. Todavia, vale a ressalva da análise da Lei Eleitoral em vigência, por conta de ser parente consanguíneo. Como escrito em outros artigos nesse Blog, os Barbalho estão trocando a “pele”, ou seja, mudança de gerações.

Imagens: reprodução Internet (fotomontagem).

O blog no X