DENÚNCIA: Hospital Bettina Ferro está sucateado

0
1230

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) é uma unidade que faz parte do Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh e atende gratuitamente a população, por meio do SUS, sendo referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Crescimento e Desenvolvimento Infantil.  Suas atividades são destinadas para fins de extensão, ensino, pesquisa e prestação de atendimento de média e alta complexidade à comunidade.

Construído em 1993, tinha como objetivo inicial prestar atendimento de saúde básica à população das suas cercanias. O hospital tornou-se então referência na região Norte nestas áreas, passando inclusive a oferecer residência médica em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Pois bem, infelizmente, o Blog recebeu denúncias de servidores do citado hospital, relatando o descaso e o processo de sucateamento que aquela unidade está sofrendo. Segue o relato que este veículo recebeu: “Aparelhos quebrados, como o campo visual, em que os pacientes de glaucoma deveriam estar sendo acompanhados realizando o exame, porém há cerca de um ano o aparelho quebrou… Outro aparelho quebrado é o que limpa a lente após cirurgia de catarata, que também está com defeito. Não há laser de retina para o tratamento de pacientes com doenças de retina e também injeção intravitrea que faz tratamento de retinopatia diabética e doenças maculares, em que os pacientes ficam cegos à espera do tratamento…” 

Segue…

“Cirurgias de cataratas que são mais simples não estão sendo feitas adequadamente, porque não há insumo, como as lentes intraoculares. O serviço não parou, porque alguns profissionais do que serviço levam insumos. Alguns pacientes já demandaram isso na justiça. Frequentemente falta até colírio para o exame básico do atendimento dos pacientes. A despeito da falta de material, por vezes, por conta de gestão ineficiente, foram comprados insumos desnecessários, que não são utilizados e perdem a validade, indo para o lixo”.

O Blog encaminhou e-mail ao setor de comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), a fim de obter esclarecimentos sobre os fatos relatados. A mensagem foi respondida com a promessa de envio de um posicionamento o que não aconteceu até a publicação desta matéria.

O BLOG do BRANCO deixa o espaço aberto para o posicionamento das autoridades responsáveis pelo Hospital Bettina Ferro.

Foto: Alexandre Moraes.

Deixe uma resposta