A vez de Ciro Gomes?

Compartilhe nas redes sociais.

Logo após o impeachment de Dilma Rousseff ser confirmado, no dia seguinte, já haviam conversas sobre o cenário político do país e a eleição presidencial de 2018. Lula não perdeu tempo é já iniciou as articulações para a formação de um amplo campo político progressista para fazer frente ao novo contexto em que o país entrou e se nenhuma mudança significativa ocorrer, irá permanecer até 2018.

Neste contexto de reuniões e articulações começou a surgir fortemente o nome do ex-ministro cearense Ciro Gomes. O ex-governador do Ceará seria uma opção para se apresentar na disputa ao lado de Lula ou até sem o petista, em 2018. Há a possibilidade de o ex-presidente não concorrer e apoiar Ciro na disputa. Seria até uma forma de compensação e reconhecimento pela história e trabalho do ex-ministro, além de no passado, Lula não ter lhe dado politicamente a devida atenção.

Confesso que sou grande admirador de Ciro. Em casa, em minha estante, tenho duas obras do referido. Ambas sobre política e o assunto que mais domina: economia. Ciro já ocupou diversos cargos públicos, de vereador até a ministro de Estado, passando por prefeito, deputado e governador. Só ainda o que lhe falta é se eleger senador e presidente da república. Em 1998 quando concorreu pela primeira vez ao maior cargo público do país, conseguiu mais de sete milhões de votos. Em 2002 ultrapassou 10 milhões nas urnas. Mas o seu perfil, sua “língua” sempre o traíram. Sua espontaneidade que deveria ser a sua virtude, o derrubaram e quase o mataram politicamente.

Mas apesar de tudo, Ciro é – sem dúvida – uma alternativa, uma boa opção ao eleitorado brasileiro. Será que ele terá vez? Ou melhor, dentro do campo progressista, Lula irá deixá-lo aparecer? Façam suas apostas.

11 Comentários

  1. Ciro Gomes foi “limado” pelo próprio Lula.
    Ñ acredito nessa possibilidade,pois a conjuntura atual descartou político c este perfil.É necessário ter uma visão d novos políticos.Estes q se apresentam já foi “testado”.

    • E além disso, Ciro Gomes…, ele é inteligentinho…

      Ciro está desbocado.
      Xinga Michel Temer. Xinga Lula; mas imediatamente, em seguida, puxa-saco.
      Ele esquece (ou por ser velho, desconhece) que agora temos a internet; YouTube para checar e LEMBRAR do passado. Checar o presente etc. E comparar momentos. Dá “tiro” pra todo lado. Ruim político. Tudo para ele É GOLPE (clichês & clichezaços). Utiliza apenas disso.

      Bom… Eis:

      OS INTELIGENTINHOS do PE-TIS-MO, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professores universitários, jornalistas, cineastas, blogueiros, cantorzinhos tipo Chico BUARQUE etc.

      Faça o favor! Num JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte:

      «Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda a LAVA-JATO. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE SEMPRE desconfia de quem não o faz.

  2. Essa é a única forma de vencer a direita reacionária, retrógrada e GOLPISTA. Um candidato preparado e comprometido com o desenvolvimento do país. Uma ampla coligação para, definitivamente, fazer o país avançar. Mas pode esperar, vem chumbo grosso por ai! Creio que agora, Ciro, não deixa escapar? Ciro e Lula, imbatível! (Experiência, Coragem, Inteligência e Carisma). Qualquer eventual sucesso de Ciro passa obrigatoriamente, pelo o aval do Lula, a rejeição do Lula e consequentemente ao PT, passa pelo desmonte da mídia golpista, portanto, temos menos de 2 anos para também vencer essa batalha, no meu entendimento a principal batalha (o 1º poder). O resto, os dois conseguem tirar de letra.

  3. Vou votar em Ciro, tenho assistindo inúmeras palestras do mesmo e ele tem me convencido bastante, principalmente pelas suas ideias democráticas, não tirando o enfoque das lutas sociais, ou da necessidade de uma economia engajada. Ele parece realmente ser o meio termo. E olhe que sou uma jovem de 18 anos! Aliás, sobre o que tenho lido a respeito de seu passado, acredito sermos capazes de mudar sempre, na maioria das vezes tentando não cometer os mesmos erros. Então vamos lá, vamos arriscar (porque pior que tá não fica!) HAHAHA

  4. Bom – I certamente deve pronunciar , impressionado com o seu site. Eu não tinha problemas para navegar através de todas as guias e informações relacionadas acabou sendo realmente fácil de fazer para o acesso . Recentemente encontrei o que eu esperava antes de conhecê -lo , no mínimo. Bastante incomum . É provável que apreciá-lo para aqueles que adicionar fóruns ou qualquer coisa , tema website. uma forma tons para o seu cliente para se comunicar . Agradável tarefa.

  5. Eu continuo a ler blogs como este , porque eu estou tentando melhorar minha capacidade de escrever ótimo artigo , este é um exemplo impressionante . Peço desculpa, mas eu vou estar tentando o seu estilo de escrita no meu trabalho (se possível) . I aprender com os melhores e esquecer o resto .

  6. Uma discussão interessante vale a pena comentar. Eu acho que você deve escrever adicional sobre este tema, pode não ser um tema tabu, mas normalmente as pessoas não são suficientes para falar sobre tais temas. Para o próximo. Saúde

  7. Ciro Gomes ora xinga Lula, ora fala bem. Um papo confuso. Utiliza daquele papo-furado sobre “golpe”… Frases-clichês antiquadas e desgastadas, defendendo Dilma.

    “GOLPE”: é pura narrativa. Apenas uma questão de LINGUAGEM. Nunca houve GOLPE na prática, MAS SIM NA NARRATIVA. Fechou o livrinho de texto, voltamos para o REAL. A vida concreta.

    Lembremos outras NARRATIVAS PETISTAS. Vejamos:

    ===============
“Coração Valente”
===============

    Tudo nesse mundo contemporâneo é uma questão de NARRATIVA! E muitos FORMADORES DE OPINIÃO utilizam-na em abundância. Muitas vezes NARRATIVAS apenas publicitárias! Tal qual aquela exata de sabonetes. Isso mesmo, sabonete.
    Bastante desse papo é pura narrativa! Veja abaixo e lembre-se do passado recente, na política, por exemplo, do PT.

    Já sabemos que “Golpe” é propaganda de sabonete em caixinha de papelão. Com muitos textos…

    O PT tem o poder das NARRATIVAS. Perceba as ocupações e invasões de escolas secundárias e as contradições presentes… Ou, também, por outro lado, observar os nossos impulsos e comportamentos diários no âmbito da pu-bli-ci-dade… Que é uma espécie também de NARRATIVA (imagens; embalagens; fotos suculentas; slogans; frase-clichê: tipo «Coração Valente»).

    Analisando apenas essa frase-clichê de a pouco, a “não vai ter golpe” (substituída dissimulada e suavemente pela mais “moderninha”, ”chique” e mais recente “Fora Temer”). Veja:

    “Golpe” é sabonete com proteína, sem dúvida!

    GOLPE é papo furado da publicidade & propaganda…

    Fique atento, reflita e pense. É clichê publicitário Petista (o dito «SLOGAN», compreende?). Do tipo que vem escrito nas caixinhas de SABONETE com proteína do leite e karité, hidratação DUPLA.

    SUI-GENERIS:
    Cabeças arejadíssimas e sui-generis são críticos do PT…
Não é aquele papo repetitivo de Petistas, não… Confira e analise, para confirmar isso. Reflita.

    Eis:
AS FRASINHAS DO PT: “casa grande e senzala”; “burguesia”; «velha mídia»; “pobre viajando de avião”; minha casa minha vida; “PRONATEC” (a maior picaretagem do planeta!); “não vai ter golpe” substituído por “fora Temer”; “coxinha”; a picaretagem máxima de rir: “fascista” (inflação total do conceito!); “luz para todos”; “Coração Valente” e o clássico: “Nunca na história desse país”…, do Lula.

    O PCdoB (puxa-saco SEM IDENTIDADE própria) assina embaixo de TUDO do PT! E Ciro faz o mesmo!

Deixe uma resposta