Eleições 2020: as cartas estão na mesa

0
602

As cartas estão postas na mesa. Agora todas são públicas. As cartas, neste caso, são as candidaturas que concorrem a Prefeitura de Parauapebas. Elas somam nove. Com o fim do prazo para a realização das convenções, os nomes dos candidatos a prefeito e a vice-prefeito tornaram-se de conhecimento público.

Darci Lermen

A convenção do atual prefeito Darci Lermen foi realizada nas dependências da Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP), no início da noite da última terça-feira, 15. O evento ultrapassou todas as expectativas de público. Segundo informações dos organizadores, a convenção do candidato do MDB, recebeu ao menos 15 mil pessoas. Na ocasião, além da confirmação do nome de Lermen, foi apresentado o seu vice, João do Verdurão (PDT). A coligação do atual prefeito conta com 14 partidos: MDB, PT, PROS, REPUBLICANOS, PROGRESSISTAS, PDT, DC, PTB, PSB, PCdoB, PV, PL, PODEMOS e DEM.

Valmir Mariano

Realizado na noite do último domingo, 13, a convenção do partido PSD reuniu amigos e apoiadores na quadra de uma das instituições de ensino particular do município. O evento marcou a confirmação do nome do ex-prefeito Valmir Mariano como novamente candidato ao Palácio do Morro dos Ventos, tendo como vice a empresária Francine Lopes. A ocasião foi marcada por um fato: o apoio da vereadora Joelma Leite (PL), que até então era candidata a prefeita, tendo desistido e integrado a campanha de Mariano. A coligação de Valmir conta com quatro legendas: PSD, PMN, PSDB e Cidadania. Ao fim da convenção eram cinco, pois o PL de Leite havia declarado apoio, porém, dois dias depois, a citada legenda apareceu no arco de alianças do prefeito Darci Lermen.

Marcelo Catalão

O Avante oficializou a candidatura de Marcelo Catalão a prefeito de Parauapebas durante convenção realizada na noite da última quarta-feira, 16. Na ocasião, foi confirmado que Meire Vaz, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), está compondo a chapa “Mudança de Verdade”, concorrendo ao cargo de vice-prefeita. Além do anúncio oficial da candidatura de Catalão e Meire, também foram apresentados à população os candidatos a vereadores de ambos os partidos. A coligação conta apenas com duas legendas: Avante e PMB, que somam 36 candidatos a vereadores, sendo 23 do Avante e 13 do PMB.

Júlio César

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou Júlio César à Prefeitura de Parauapebas e mais 23 candidatos ao cargo de vereador, durante convenção realizada na noite do feriado de 7 de setembro. O evento contou com as presenças do deputado federal Otoni de Paula (PSC/RJ); do redator da “Lei da Ficha Limpa”, o ex-juiz eleitoral Marlon Reis; do presidente estadual do PRTB e candidato a prefeito de Belém, Mário Couto; e do pré-candidato a prefeito de Xinguara, Enric Lauriano.

No telão instalado no local, foram veiculados os vídeos de apoio gravados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro; dos deputados federais Delegado Éder Mauro (PSD/PA) e Hélio Bolsonaro (PSL-RJ); e do deputado estadual Caveira (PP). 

Outras Convenções

  • Psol lançou do advogado Rubens Moraes como candidato a prefeito, tendo Maria das Graças como vice;
  • Hipólito da H2 (Patriota) e Dr. Robson (Patriota) foram chapa de partido único, como candidatos a prefeito e vice;
  • PSL definiu Aguinel Sousa, mais conhecido como Léo da Cervebras, como candidato a prefeito, tendo como vice Enuylson de Oliveira Belém;
  • O PTC lançou Gilberto Pereira de Sá, que terá como vice Cleber Ferreira Costa;
  • O partido Solidariedade, que registrou em ata o nome de Francisco Xavier Falcão, apresentando ainda como candidato a vice Mairo dos Santos da Silva.

Deixe uma resposta