Eleições 2020: pesquisa aponta vitória tranquila de Darci Lermen

COMPARTILHE:

Parauapebas acordou com o resultado de mais uma pesquisa eleitoral. O Instituto Data Populi foi a campo e divulgou os números de seu levantamento no referido município. O resultado aponta que, caso a eleição fosse hoje, o prefeito Darci Lermen seria reeleito com relativa facilidade com 52% do total de votos válidos. O que lhe deixaria com uma confortável vantagem de mais de 32% sobre o segundo colocado.

O ex-prefeito Valmir Mariano (PSD) aparece em segundo lugar com 19,90% das intenções de votos, seguido de perto pelo candidato Júlio César (PRTB) vem logo atrás com 17%. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Na quarta posição vem Marcelo Catalão (5,30%), Hipólito (3,10%) e Dr. Rubens (1,7%). Os três candidatos – pela margem de erro – estão tecnicamente empatados. Os candidatos Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras foram citados e juntos representam 1% dos eleitores entrevistados.

No quesito votos totais (quando se inclui brancos, nulos e indecisos), Darci Lermen teria 41,4%, contra contra 15,80% de Valmir Mariano e 13,60% de Júlio César. Em seguida, aparece Marcelo Catalão (4,20%), Hipólito (2,50%) e Dr. Rubens (1,30%). Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras somados representam menos de 1% dos entrevistados. A intenção para votos brancos e nulos (pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos nomes listados) foi de 11,50%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somaram 8,90%.

Percepção de vitória

Quesito em que se pergunta ao entrevistado quem ele acha que irá ganhar a eleição, mesmo que o citado não seja o seu candidato. Para 65,90% dos entrevistados responderam que o candidato Darci Lermen será reeleito, ou seja, mesmo eleitores de outros candidatos acreditam na reeleição do atual prefeito. Outros 9,60% pensam que Valmir da Integral será eleito, enquanto 4,90% disseram que o próximo prefeito será Júlio César. Apenas 0,60% acreditam que o candidato Marcelo Catalão será eleito e 0,30% citaram o nome de Hipólito. Outros nomes foram citados e juntos representam 0,50% dos entrevistados. 18,30% dos eleitores consultados não souberam ou não quiseram responder.

Mudança de voto

O Instituto Data Populi quis saber sobre a possibilidade de mudança de voto até o dia da eleição. Para os entrevistados que já tinham candidato, foi-lhes perguntado se suas decisões de votos eram definitivas ou se ainda poderiam mudar de candidato até o dia da votação. Do total, 69% já garantem que não mudarão seu voto e responderam que a decisão de em quem irão votar é definitiva. Todavia, 29,80% dos entrevistados disseram que ainda estão avaliando e podem mudar de candidato até o dia da votação. Outros 1,20% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Rejeição

O levantamento mediu a rejeição aos candidatos a prefeito, perguntando aos entrevistados “em quem eles não votariam de jeito nenhum”. Nesse quesito o ex-prefeito Valmir Mariano é o líder e tem 32,80% de rejeição dos eleitores, seguido por Darci Lermen com 28,80%. Na sequência dos rejeitados aparecem Marcelo Catalão (20,80), Falcão (7,10%), Léo da Cervebras (7%), Gilberto Sa (6,40%), Hipólito (6,40%), Júlio César (6,20%). Dr. Rubens Moraes é o menos rejeitado entre os candidatos e aparece com 6%. Como era possível escolher mais de uma opção, a soma dos percentuais ultrapassa os 100%.

Dados da Pesquisa 

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Entrevistados: 1.061 eleitores em 34 bairros do município;
  • Período das entrevistas: de 21 a 23 de outubro;
  • Nível de confiança: 95%;
  • Registro no TRE: PA-04803/2020.

O blog no X