Eleições 2020: pesquisa Ibope em Parauapebas aponta reeleição de Darci Lermen

COMPARTILHE:

Ontem, 04, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) divulgou pesquisa que realizou em Parauapebas. Os números apresentados são altamente favoráveis ao atual prefeito Darci Lermen, que disputa à reeleição pela segunda vez. Pelo levantamento do Ibope, o atual mandatário municipal poderá ser – como diz seus apoiadores – “tetra”, ou seja, vencer pela quarta vez uma disputa eleitoral para prefeito. Um verdadeiro feito político.

Pois bem, no formato estimulado, quando se apresenta os nomes dos candidatos ao entrevistado, o resultado foi o seguinte:

 

Quando se analisa os números no formato espontâneo, quando não se apresenta os nomes dos candidatos, cabendo ao entrevistado citar a sua preferência.

Como se pode observar, há um quantitativo considerável dos que não sabem ou deixaram de emitir opinião. Ou por dúvida ou por se negar a declarar posicionamento. Para o período de início de campanha, não é algo anormal, porém demonstra que grande parte do eleitorado ainda não definiu voto.

Rejeição: 

O Ibope quis saber em qual candidato o entrevistado não votaria de forma alguma:

Valmir Mariano (PSD) – 38%

Darci Lermen (MDB) – 32%

Marcelo Catalão (Avante) – 27%

Falcão (Solidariedade) – 14%

Hipolito (Patriotas) – 9%

Julio Cesar (PRTB) – 8%

Léo da Cervebras (PSL) – 8%

Gilberto Sa (PTC) – 6%

Dr. Rubens (PSOL) – 5%

Poderia votar em todos – 1%

Não sabem ou não quiseram opinar – 10%

Expectativa de vitória

O Ibope quis saber também em que nível está a avaliação do eleitorado em relação a percepção de quem reúne as maiores chances de vencer a eleição, independente de apoio ou voto na urna. Neste quesito, não tão habitual em formulário de pesquisa eleitoral, o atual prefeito Darci Lermen voa em “céu de brigadeiro”. Vamos aos dados:

Darci Lermen (MDB) – 57%

Valmir Mariano (PSD) – 17%

Marcelo Catalão (Avante) – 5%

Julio Cesar (PRTB) – 2%

Dr. Rubens (PSOL) – 1%

Hipolito (Patriotas) – 1%

Léo da Cervebras (PSL) – 1%

Falcão (Solidariedade) – 0%

  • O Ibope informou que o nome do candidato Gilberto Sá (PTC) não constou no formulário sobre a expectativa de vitória, todavia, o citado não obteve nenhuma referência por parte dos entrevistados.

A pesquisa Ibope foi contratada por Agência de Publicidade e Marketing do Brasil Eireli / Portal Carajás o Jornal. Os dados foram obtidos em campo entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, entrevistando 406 pessoas. A sua margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foi registrada no Tribunal Regional do Pará (TRE) PA sob o número: 05409/2020.

Gráficos foram retirados do Blog do Zé Dudu. 

O blog no X