Eleições 2020: primeira pesquisa para prefeito de Belém após o registro das candidaturas

Ontem, 28, foi divulgada sob grande expectativa, a primeira pesquisa eleitoral em Belém, após o fim do prazo de registro de candidaturas. Tudo porque ela evidencia um possível cenário inicial entre os que postulam ocupar o Palácio Antônio Lemos, e serve também para direcionar estratégias entre as campanhas.

Quem deu a largada nos números foi a Alvo Pesquisas sob o registro PA-01767/2020. Segundo o que consta no documento disponível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o levantamento de dados foi realizado nos oitos distritos administrativos da capital paraense entre os dias 24 e 25 de setembro. Foram consultadas um total de 625 pessoas. A pesquisa apresenta 4% de margem de erro para mais ou para menos, com índice de 95% de confiança.

Seus números apontam que o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) lidera com folga. No formato estimulado, seu índice chega a 34,2%. O segundo colocado é José Priante (MDB) que aparece com 11,3% das intenções de voto. O terceiro é também deputado federal, e atende pelo nome de Cássio Andrade (PSB) e detém 5,8%, seguido pelo colega de parlamento Vavá Martins 5,6% (Republicanos). Thiago Araújo (Cidadania), o candidato do prefeito Zenaldo Coutinho aparece com 4,6% e Mário Couto (PRTB) com 4,2%. Seis outras candidaturas somam 6,4%.

Sendo a primeira pesquisa após o fim do prazo de registro de candidaturas, pelo que se vem acompanhando, alguns números eram esperados. Como exemplo podemos citar a ampla liderança de Edmilson Rodrigues, que governou Belém por oito anos, além de já ter concorrido outras vezes ao Executivo da capital. Portanto, tem lastro. Resta saber se o número divulgado (34,2%) está próximo de seu teto (levando em consideração, neste caso, a margem de erro de quatro pontos para cima).

Conforme analisado recentemente pelo Blog, a candidatura de Priante é a que merece mais atenção. Não só pelo maior volume de partidos em sua coligação, mas porque terá o apoio do governador Helder Barbalho, que não medirá esforços para ter um correligionário na cadeira mais importante entre todas as prefeituras paraenses. A eleição de 2020 é um ensaio para a de 2022, não esqueçam.

Em terceiro na pesquisa aparece Cássio Andrade (PSB), o nome que muitos apostavam que seria o escolhido pelo prefeito Zenaldo, porém, em cima da hora, o alcaide mudou. O parlamentar tem grande base eleitoral na capital, além de diversos mandatos no parlamento estadual. Cássio foi ainda vereador na capita. Essa trajetória lhe assegura muitos votos.

A grande surpresa e que deverá crescer ainda mais nas próximas pesquisas é o Republicano Vavá Martins, que aparece em quarto, colado em Andrade. Tem como vice um sargento da Polícia Militar, o que engloba a sua campanha, o discurso da segurança pública. Por ser pastor, Martins conta com uma base evangélica (Igreja Universal) bem ampla, além de atrair bolsonaristas por seu perfil. Elegeu-se deputado federal aos 36 anos, sendo o quarto mais votado da bancada paraense (158.717 votos).

Em quinto o deputado estadual Thiago Araújo, o escolhido por Zenaldo. Terá, sem dúvida, projeção de crescimento pelo impulso da máquina municipal, mesmo com a gestão batendo recordes de rejeição. Para chegar ao segundo turno, terá que ultrapassar poderosos concorrentes. A questão é: Araújo se afastará ou se aproximará o máximo possível de quem o escolheu?

E na lista da Alvo ainda aparece o ex-senador Mário Couto (PRTB), que tenta sobreviver politicamente. Será que o governador Helder Barbalho conseguirá ter dois nomes de sua base (Edmilson e Priante) no segundo turno? Ele trabalha para isso. Tudo politicamente foi feito para que esse seja o cenário depois do dia 15 de novembro. A era tucana (agora via Araújo) no Palácio Antônio Lemos chegou ao fim?

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

De volta ao mundo real

Pelo que se propagou, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá desembarcar em solo brasileiro nas próximas horas. Depois de uma estadia de 89 dias em

Rapidinhas do Branco. XXIV

Choro deu resultado Depois de quase ter perdido a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e ter que se contentar com a Secretaria de Mineração, Energia,

Itupiranga: obra na Estrada Velha chega à reta final e transforma a realidade de comunidades rurais

A Prefeitura de Itupiranga está prestes a entregar uma das obras mais aguardadas pela população da zona rural: o encascalhamento da Estrada Velha até o

Pesquisa Veritate para a prefeitura de Belém

Mais uma pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Belém, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA-01596/2016. O Instituto Veritate, por conta

Itupiranga: prefeito Wagno Godoy enfrenta cenário de caos deixado por seu antecessor

O pequeno município de Itupiranga, no Sudeste paraense, vive um cenário de caos, deixado pelo ex-prefeito Benjamin Tasca (MDB), que ao perder o pleito passado,

CMP: vereador Rafael Ribeiro solicita reformas em UBS e unidade escolar

Na última sessão ordinária no parlamento municipal realizada na última terça-feira, 23, o vereador Rafael Ribeiro apresentou duas proposições pedindo reformas. Na Indicação nº 352/2022,