Eleições 2022: Helder declara apoio a Lula no 2º turno

COMPARTILHE:

Na manhã de hoje, 05, o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, do MDB, esteve em São Paulo para firmar o seu compromisso em apoiar candidatura de Lula (PT) neste segundo turno. O apoio era esperado. O mandatário estadual sempre se colocou como um apoiador do petista de forma discreta no primeiro turno, mas agora, a sua presença na campanha lulista será intensa.

Vale lembrar que Helder recebeu a sua correligionária, Simone Tebet, na campanha de primeiro turno, em Belém. Pediu votos para ela. Todavia, sabe-se que Barbalho fazia parte da ala emedebista que estava com Lula, de forma mais discreta.

A relação de Helder com Lula é próxima, apesar de não te tido cargo nos dois governos do ex-presidente, o atual governador reeleito do Pará, foi ministro de Estado nos dois governos de Dilma Roussef, gerindo as pastas de Pesca e Aquicultura no primeiro mandato; e Portos no segundo mandato da petista. No governo Temer, Helder foi ministro da Integração Nacional.

No primeiro turno, Lula venceu Bolsonaro no Pará: 52,22% (2.443.730 votos) contra 40,27% (1.884.673 votos). Portanto, caberá a Helder Barbalho na condição de principal cabo eleitoral do ex-presidente, ampliar essa vantagem petista em solo paraense.

Em Parauapebas, o resultado foi outro. Aqui, o atual presidente Jair Bolsonaro obteve 55,28% dos votos válidos, o que correspondeu a 77.396 eleitores que votaram no candidato do PL. Lula somou 39,03% dos votos válidos, o que correspondeu a 54.645 indicações nas urnas.

No mapa eleitoral paraense, Lula venceu em Belém e Ananindeua, os dois mais colégios eleitorais do estado, mas perdeu em outros importantes como Marabá, Parauapebas, Santarém, Paragominas e Altamira, só para citar os maiores. As regiões Sul, Sudeste e Oeste do Pará, deram em suas municipalidades a vitória ao atual presidente. Lula foi melhor na Região Metropolitana de Belém, Nordeste e Marajó.

É inegável que Helder Barbalho sendo o governador mais bem avaliado do país e ter sido o de maior votação entre os votos válidos, será um reforço de peso ao ex-presidente. A disputa de segundo turno promete.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X