Eleições 2022: mais de 27 milhões de pessoas já ativaram o e-Título

Mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.

Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022. Atualmente, cerca de 118 milhões de eleitores já possuem as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, número que corresponde a 75% do eleitorado nacional.

O uso da via digital do título de eleitor como documento de identificação na data do pleito está previsto no artigo 111 da Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.

Mas atenção: quem quiser usar o aplicativo para se identificar ou apresentar a justificativa eleitoral no dia da votação precisará deixar tudo planejado com certa antecedência. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir de 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. Faça agora o download do e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e Google Play.

Novidades

app está de cara nova e conta com recursos mais modernos de acessibilidade. Em maio de 2022, a tela mudou da cor verde para a azul, com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo.

Além disso, foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta “Gestão de Atendimento”, que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio da função, caso haja um grande número de solicitações realizadas simultaneamente, a eleitora ou o eleitor entra em uma espécie de espera e, quando tentar acessar novamente o aplicativo, terá preferência no atendimento.

O novo e-Título apresenta ainda uma evolução na funcionalidade de notificações. Agora, o dispositivo também possibilita o registro do histórico de avisos recebidos pelo usuário ao longo do período de uso da versão digital do documento.

Com informações do TSE. 

Imagem: Buscapé. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

PIB dos EUA cresce 3,3% no 4º trimestre e supera expectativas do mercado

A economia dos EUA cresceu mais rápido do que o esperado no quarto trimestre em meio a fortes gastos do consumidor, desafiando as terríveis previsões

Canaã: Prefeitura entrega títulos de regularização fundiária

A Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), está pronta para entregar 126 títulos de regularização fundiária, beneficiando

#TBTdoBlog: por briga política, Parauapebas têm dois prefeitos

O ano era 2015, precisamente o mês de março. O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, do PSD, vivia uma intensa crise política com a Câmara

CredLivro poderá ser realidade em Parauapebas

Na sessão da última terça-feira (20), foi pedido a implementação do programa Credlivro por meio da Indicação nº 12/2018, ao Poder Executivo. A solicitação é

Prefeita Josemira inaugurou a nova sede do Poder Executivo canaãnense

A prefeitura de Canaã dos Carajás está de casa nova. Como parte das celebrações dos 28 anos de emancipação de Canaã dos Carajás, foi oficialmente

As tragédias em Minas Gerais mostram que as barragens viraram bombas-relógio. E o Pará?

Ao fim de novembro de 2018, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou o seu “Relatório de Segurança de Barragens 2017”. Foram contabilizadas 263 barragens