Segundo informações de bastidores que o Blog do Branco vem recebendo, dão conta que o governador Helder Barbalho conseguiu, finalmente, resolver o que pode ser o seu principal imbróglio das eleições de 2022 no Pará: o candidato de seu governo ao Senado Federal.
De partida, dois nomes disputavam a preferência de Barbalho: o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) e o deputado federal Beto Faro (PT). Ambos, cobram apoio por terem cumprido acordos com Helder, cada um em tempo diferente. No caso de Pioneiro, o ex-mandatário municipal abriu mão de lançar um nome de seu grupo e apoiou o então presidente da Assembleia Legislativa, Daniel Santos, que dois anos antes, em 2018, deixou o PSDB e se filiou ao MDB. Já Faro, cobra apoio por ter assumido o comando estadual do Partido dos Trabalhadores e ter levado a legenda para a base governista.
Informações dão conta que Helder Barbalho já escolheu o seu candidato a senador. O nome que o governador irá apoiar será o de Beto Faro. A decisão se for em definitivo, tem lógica e método. O petista tem o controle partidário de uma legenda que anda em baixa no Pará, governando apenas dois municípios, porém tem em seus quadros um pré-candidato ao Palácio do Planalto que lidera todas as pesquisas. Pioneiro não tem controle da máquina partidária tucana no Pará, que tende a ter menos votos do que obteve em 2018. Helder está de olho na relação de seu futuro governo com a bancada paraense no Senado, apostando que Faro tende a ser um aliado mais fiel.
Por outro lado, a eleição de Pioneiro à Câmara Alta, o tiraria da possibilidade de concorrer novamente ao Poder Executivo de Ananindeua, o que deixará o caminho de reeleição de Daniel Santos praticamente certa, cenário que poderá o fortalecer para concorrer ao governo do Estado, em 2026.
No início desta semana, a política paraense sofreu um verdadeiro reboliço com a pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data sobre a disputa ao Senado Federal. Levantamento encomendado pela TV Record Belém, mostrou um cenário muito disputado, sem qualquer definição de favoritismo para o momento. O ex-senador Mário Couto (PL), lidera com 18% das intenções de voto. Todavia, é seguido de perto pelo também ex-senador Flexa Ribeiro (PP) e pelo deputado federal Beto Faro (PT), ambos com 14%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) vem em quarto, com 12%. Tendo como base a margem de erro (3%), os três primeiros estão em empate técnico.
O ex-senador Mário Couto (PL) lidera o citado levantamento. Essa é uma questão que Helder olha com cuidado. A eleição de Couto seria uma grande derrota eleitoral ao mandatário estadual, pois o governador na condição de reeleito, teria dois senadores da oposição a sua gestão. Por isso, a pressa em definir logo quem receberá o seu apoio.
Não há dúvida que se confirmar a escolha de Helder Barbalho por Beto Faro em detrimento a Manoel Pioneiro, será um duro golpe a campanha do tucano, tendo consequência direta dentro do tabuleiro político de Parauapebas. Pois o empresário do ramo de máquinas pesadas, João Vicente Ferreira do Vale, conhecido como “Branco da White”, deixou o comando municipal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), para se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para ser o primeiro suplente do ex-prefeito de Ananindeua, caso o mesmo se eleja senador da República.