Eleições 2022: o preterido de Helder Barbalho ao Senado Federal

Segundo informações de bastidores que o Blog do Branco vem recebendo, dão conta que o governador Helder Barbalho conseguiu, finalmente, resolver o que pode ser o seu principal imbróglio das eleições de 2022 no Pará: o candidato de seu governo ao Senado Federal.

De partida, dois nomes disputavam a preferência de Barbalho: o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) e o deputado federal Beto Faro (PT). Ambos, cobram apoio por terem cumprido acordos com Helder, cada um em tempo diferente. No caso de Pioneiro, o ex-mandatário municipal abriu mão de lançar um nome de seu grupo e apoiou o então presidente da Assembleia Legislativa, Daniel Santos, que dois anos antes, em 2018, deixou o PSDB e se filiou ao MDB. Já Faro, cobra apoio por ter assumido o comando estadual do Partido dos Trabalhadores e ter levado a legenda para a base governista.

Informações dão conta que Helder Barbalho já escolheu o seu candidato a senador. O nome que o governador irá apoiar será o de Beto Faro.  A decisão se for em definitivo, tem lógica e método. O petista tem o controle partidário de uma legenda que anda em baixa no Pará, governando apenas dois municípios, porém tem em seus quadros um pré-candidato ao Palácio do Planalto que lidera todas as pesquisas. Pioneiro não tem controle da máquina partidária tucana no Pará, que tende a ter menos votos do que obteve em 2018. Helder está de olho na relação de seu futuro governo com a bancada paraense no Senado, apostando que Faro tende a ser um aliado mais fiel.

Por outro lado, a eleição de Pioneiro à Câmara Alta, o tiraria da possibilidade de concorrer novamente ao Poder Executivo de Ananindeua, o que deixará o caminho de reeleição de Daniel Santos praticamente certa, cenário que poderá o fortalecer para concorrer ao governo do Estado, em 2026.

No início desta semana, a política paraense sofreu um verdadeiro reboliço com a pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data sobre a disputa ao Senado Federal. Levantamento encomendado pela TV Record Belém, mostrou um cenário muito disputado, sem qualquer definição de favoritismo para o momento. O ex-senador Mário Couto (PL), lidera com 18% das intenções de voto. Todavia, é seguido de perto pelo também ex-senador Flexa Ribeiro (PP) e pelo deputado federal Beto Faro (PT), ambos com 14%. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) vem em quarto, com 12%. Tendo como base a margem de erro (3%), os três primeiros estão em empate técnico.

O ex-senador Mário Couto (PL) lidera o citado levantamento. Essa é uma questão que Helder olha com cuidado. A eleição de Couto seria uma grande derrota eleitoral ao mandatário estadual, pois o governador na condição de reeleito, teria dois senadores da oposição a sua gestão. Por isso, a pressa em definir logo quem receberá o seu apoio.

Não há dúvida que se confirmar a escolha de Helder Barbalho por Beto Faro em detrimento a Manoel Pioneiro, será um duro golpe a campanha do tucano, tendo consequência direta dentro do tabuleiro político de Parauapebas. Pois o empresário do ramo de máquinas pesadas, João Vicente Ferreira do Vale, conhecido como “Branco da White”, deixou o comando municipal do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), para se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), para ser o primeiro suplente do ex-prefeito de Ananindeua, caso o mesmo se eleja senador da República.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Exclusivo: gastos da bancada federal paraense em outubro de 2025

De forma exclusiva, o Blog do Branco divulga mais um levantamento em relação aos gastos da bancada federal do Pará referente ao mês de outubro

Copa do Mundo do Catar: a mais controversa e polêmica dos últimos tempos

“Política e esporte não se misturam”. Esse discurso (defendido pela Fifa com unhas e dentes nesses últimos dias) só deixa claro que a entidade que

“A Europa pode morrer”, alerta Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, apelou nesta quinta-feira (25) por defesas europeias mais fortes e integradas e disse que o continente não deve se

Contrariando teses do fim da extração mineral, Vale deve investir R$ 70 bilhões na Serra Norte

Quem mora na região de Carajás, a maior província mineral do mundo, sempre escuta que a quantidade de minério a ser explorado na Serra Norte,

Brasil emplaca quase 1,2 milhão de veículos novos no 1º semestre de 2025

Os brasileiros compraram 1.198.805 veículos novos no primeiro semestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos

Eleições 2022: pesquisa Destak aponta os mais votados para Alepa em Santarém

A mais nova pesquisa Destak de intenção de voto em Santarém, no oeste do Pará, para deputado estadual, mostra a ex-prefeita Maria do Carmo (PT)