Eleições 2022: pesquisa coloca Helder com possibilidade de vitória em 1º turno

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record Belém, e que foi divulgada no principal telejornal da emissora, no início da noite de ontem, 18, deu a partida para a disputa eleitoral pelo governo do Pará. Os números são altamente favoráveis ao atual governador Hélder Barbalho (MDB), que lidera com 61% dos votos válidos, podendo ganhar as eleições, segundo a pesquisa, já no primeiro turno.

No formato espontâneo, quando não é apresentado ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos, Helder Barbalho aparece com 22% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-governador Simão Jatene (PSDB), que deixou claro que não será candidato; o senador da República Zequinha Marinho (PL) soma 2%. O também senador Paulo Rocha (PT), ex-deputado estadual Márcio Miranda (PTB) e Delegado Eguchi (PL) somam cada um, apenas 1%. Vale o registro que foram mantidos os apontamentos em votos brancos e nulos.

No formato estimulado (quando é apresentado ao entrevistado no nome dos pré-candidatos em uma lista), no primeiro cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 60% das intenções de voto, sendo seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Fernando Carneiro (PSOL) com 3% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%. Em um segundo cenário, com os votos brancos e nulos ainda presentes, Helder Barbalho aparece com 61% das intenções de voto e é seguido pelos candidatos Zequinha Marinho (PL) com 7%, Silvia Letícia (PSOL) com 2% e Cléber Rabelo (PSTU) com apenas 1%.

A pesquisa também quis saber como anda a avaliação da gestão estadual. Neste quesito, 66% dos entrevistados aprovam; 26% desaprova e 8% Não Sabem ou Não Responderam. Quando perguntado sobre a avaliação pessoal do mandatário estadual, o cenário deixa de ser confortável: 14% o avaliam como Ótimo; 36% como Bom; 28% Regular; 7% Ruim; 10% Péssimo e 5% Não Sabem ou Não Responderam.

A pesquisa encomendada pela TV Record só confirma o que os mais atentos e que acompanham a política diuturnamente, sabem que o atual mandatário estadual voa em “céu de brigadeiro” em sua campanha pela reeleição ao governo do Pará. É real a chance de Helder Barbalho vencer a disputa em primeiro turno, algo inédito recente história política do Pará, desde 1994.

Tal cenário altamente favorável, poderá possibilitar escolher de forma tranquila o nome de quem irá compor o vice em sua chapa. Tal supremacia eleitoral atestada pela pesquisa da Real Time Big Data, poderá fazer com que o mandatário estadual possa optar até por um nome técnico. Alguém que possa ter feito parte de seu secretariado, por exemplo. Neste sentido, portanto, o nome da ex-secretária de Administração e Planejamento, Hanna Ghassan continua bem cotado nas “bolsas de apostas”.

O maior objetivo da oposição é evitar que a eleição seja decidida em primeiro turno. Pelo visto, até o momento, uma missão hercúlea. Só um fato muito fora da curva tira de Helder Barbalho a sua reeleição ao Governo do Pará.

A pesquisa entrevistou 1200 eleitores em 41 municípios paraenses. Sendo registrada sob o número: PA-05999/2022. A margem de erro de 3,0% para um intervalo e confiança de 95%.

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

IPCA fecha 2024 em 4,83% e estoura a meta de inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2024 em 4,83%, de acordo com divulgação do Instituto Brasileiro

Pará é o estado brasileiro que mais exporta produtos minerais

O Pará ficou em 1º lugar no ranking das exportações de minérios entre os estados de todo o Brasil. O Boletim Econômico Mineral do Pará

A assiduidade e o “governismo” dos parlamentares da bancada federal do Pará

De forma inédita, o Blog do Branco no apagar das luzes do ano corrente, presenteia o seu leitor com um levantamento referente à presença dos

Câmara comemora 35 anos da Constituição Federal com vários eventos

A Câmara dos Deputados promove em outubro uma série de atividades para comemorar os 35 anos da Constituição Federal do Brasil. Os eventos incluem seminário,

Carlos o “Rei” de volta a Brasília

A comitiva presidencial desembarcou na última segunda-feira, 18, em solo americano para uma intensa agenda que o presidente Jair Bolsonaro teve nos Estados Unidos, com

Uma década de sala de aula

Em diversos artigos sobre Educação, em especial ao Dia do Professor, sempre os produzir de forma crítica. Utilizava a referida data para externar, desabafar sobre