Eleições 2022: pesquisa Doxa mostra o cenário eleitoral no Pará

Primeira pesquisa DOXA registrada no TRE mostra o contexto eleitoral para as eleições gerais deste ano no estado do Pará. A pesquisa vai mostrar como está nesse momento o clima eleitoral no estado do Pará, aferindo as intenções de voto para presidente, governador, senador e deputado federal e estadual. A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-07254/2022 e foi realizada entre os dias 09 a 14 de Maio de 2022 com uma amostra de 2000 entrevistas, tendo uma margem de erro de 2,25 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa foi realizada nas seis mesorregiões do Estado, contemplando 42 municípios e foi contratada pela RedeTV.

ESPONTÂNEA PARA GOVERNADOR

Quando se faz a pergunta de forma espontânea sem apresentar os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa mostra que o eleitor paraense ainda não está envolvido em eleição. Esse fato se dá pelo grande número de eleitores que não sabem, estão indecisos ou tem a intenção de anular o voto. Esse percentual soma 65,6%. Isso significa que apenas 34,4% dos eleitores paraenses citaram algum nome. O atual governador, Helder Barbalho, aparece em primeiro lugar com 29,6%; o atual senador Zequinha Marinho vem em segundo com apenas 2,1%. Major Marconi obteve 1,0%. Os demais nomes citados aparecem com menos de 0,4%.

ESTIMULADA PARA GOVERNADOR

Na questão estimulada, quando apresentamos os nomes dos pré-candidatos, o atual governador Helder Barbalho (MDB) se destaca em primeiro lugar com 61,4% das intenções de voto. O senador Zequinha Marinho (PL) é o segundo colocado com 6,1%. Major Marconi (SD) aparece em terceiro lugar com 3,5%; Cleber Rabelo (PSTU) vem com 2,4%. Silvia Letícia (PSOL), aparece com 0,8%; Renata Fonseca, 1,4%. Por outro lado, mesmo estimulando os votos flutuantes ainda tem índices significativos, somando 24,5%.

REJEIÇÃO:

Quanto à rejeição, a pesquisa mostra Zequinha Marinho mais rejeitado, aparecendo com 15,2%; o segundo mais rejeitado é o atual governador, Helder que tem 12,7% de rejeição. Major Marconi tem 9,1% de rejeição; Cleber Rabelo, 8,2%; Silvia Letícia, 7,5% e Renata Fonseca, 5,3%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO GOVERNO HELDER.

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 69,5% dos eleitores paraenses. A desaprovação do governo é de 20,8%. Outros 9,7% não opinaram.

APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DE BOLSONARO

A pesquisa também avaliou o governo do presidente Jair Bolsonaro. A aprovação é de 35,6%. E a desaprovação chega a 53,3%. Outros 11,1% não se manifestaram.

ESPONTÂNEA PARA PRESIDENTE

A pesquisa aferiu a corrida eleitoral para presidente no estado do Pará; o ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar com 25,1%, seguido de Bolsonaro com 20,0%. Ciro Gomes tem 2,3%; João Dória, 0,3%; André Janones, 0,1%. Os votos flutuantes, isto é, os brancos, nulos e indecisos somam 52,1%.

ESTIMULADA PARA PRESIDENTE

Ao se estimular os nomes dos pré-candidatos a presidente, o ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar com 43,6%. O atual presidente, Bolsonaro, vem com 30,6%. A diferença entre os dois é de 13 pontos percentuais. Os votos flutuantes somam 15,5%. Ciro Gomes é o terceiro colocado com 6,8% das intenções de voto. João Dória vem com 1,3%; André Janones, 1,1%; Simone Tebet, 0,7%; Eymael, 0,2%; Felipe D´Avila, 0,1%; Vera, 0,1%.

REJEIÇÃO PARA PRESIDENTE

Quando se trata de rejeição, o atual presidente é o mais rejeitado no Pará, aparecendo com 40,8%. Lula da Silva é o segundo mais rejeitado com 28,0%. Ciro Gomes, 4,4%; João Dória, 3,9%; Felipe D´Avila, 2,1%; Simone Tebet, aparece com 1,7%; André Janones vem com 1,5%; Vera, 0,9% e Eymael, 0,5%.

ESPONTÂNEA PARA SENADOR

Quanto ao senado, na questão espontânea em que não são apresentados nenhum nome, a pesquisa mostra que 87,6% dos eleitores não sabem indicar algum nome para o senado. Márcio Miranda aparece em primeiro com 5,1%; depois vem Mário Couto com 2,3%; Manoel Pioneiro é o terceiro colocado com 1,5%; Flexa Ribeiro aparece em quarto com 1,3%; Beto Faro é o quinta colocado com 0,9%.

1ª SIMULAÇÃO SENADO

Em relação ao senado, Doxa fez duas simulações; a primeira com o nome do ex-deputado Márcio Miranda e a segunda sem Márcio. Na primeira simulação, Márcio Miranda aparece em primeiro lugar com 26,4%; em segundo lugar vem Mário Couto com 7,8%. Flexa Ribeiro aparece em terceiro lugar com 6,1%. Em quarto vem Manoel Pioneiro, com 5,8%. O atual deputado, Beto Faro, fica em último lugar com 5,7%. Os votos flutuantes somam, ainda, 44,3%.

2ª SIMULAÇÃO SENADO SEM MARCIO MIRANDA

Na segunda simulação em que retiramos o nome de Márcio Miranda, o ex-senador Mário Couto pula para 14,8%, seguido de perto por Manoel Pioneiro que aparece com 14,0%. Beto Faro fica em terceiro lugar com 12,8%. O ex-senador Flexa Ribeiro fica com apenas 7,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 51,1%.

REJEIÇÃO PARA O SENADO

Quanto à rejeição, Flexa Ribeiro, Mário Couto e Beto Faro tem percentuais semelhantes. Manoel Pioneiro tem 8,8% de rejeição. O menos rejeitado é Márcio Miranda com apenas 4,5%. Por outro lado, 25,5% não rejeita nenhum dos pré-candidatos e outros 32,8% não se posicionaram.

Blog do Branco preferiu não postar os números da pesquisa Doxa referentes aos cargos de deputado estadual e federal, por entender que ainda os nomes e seus apontamentos no citado levantamento ainda estão muito amplos. Mais à frente, com a proximidade do processo eleitoral, o Blog do Branco, assim o fará. 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral no Estado do Pará

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.

Execução: Doxa Pesquisa

Registro no T.R.E: Nº PA-07254/2022

Período: 09 a 14 de MAIO de2022

Local: ESTADO PARÁ

Amostra: Foram entrevistados 2.000 eleitores.

#veja mais

Alepa aprova LOA 2022 e Revisão do PPA 2022/2023

O Projeto de Lei nº 347/2021, da LOA 2022, estima a Receita e fixa a despesa do Estado do Pará para o exercício financeiro de

Governo Federal cobra R$ 25,7 bi da Vale por renovação de concessões

O governo Lula notificou no último dia 26, a Vale com uma cobrança de R$ 25,7 bilhões pela renovação antecipada dos contratos das EFC (Estradas

Eleições 2022: candidaturas femininas crescem, mas representação ainda é baixa

As candidaturas femininas bateram recorde este ano, com 33,3% dos registros nas esferas federal, estadual e distrital. As mulheres representam 53% do eleitorado do país,

Sefa apreende 31 toneladas de cobre em Conceição do Araguaia

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lotados na Unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Araguaia, sudeste do Estado, apreenderam, na última

Milei anuncia plano para demitir 70 mil servidores na Argentina

O presidente argentino Javier Milei afirmou no fim desta terça-feira (26) que pretende demitir 70 mil servidores públicos da Argentina. Nesta quarta-feira (27), o seu

Com a decisão do STF, Helder importará três milhões de doses de vacinas

Com a inércia aliada a incompetência do Ministério da Saúde no que tange a questão da política de vacinação no Brasil, o Supremo Tribunal Federal