Eleições 2022: Plano B

COMPARTILHE:

No último dia do mês de junho do ano corrente, o Blog do Branco afirmou que a vaga de vice na chapa do governador Helder Barbalho (MDB), que disputará a reeleição, havia sido definida. O atual presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Francisco Melo, o Chicão, havia sido escolhido (Leia Aqui). Pessoas próximas ao mandatário estadual haviam confirmado a este que vos escreve.

Todavia, os ventos mudaram de rumo. O deputado estadual em questão não aceitou o convite. Preferiu continuar no parlamento estadual. Portanto, se quisesse, Chicão seria o vice. O Blog do Branco não errou. Com a negativa do mesmo, o plano B foi acionado. Hana Ghassan, ex-secretária de Planejamento do atual governo, que se desincompatibilizou do cargo em abril, podendo, portanto, concorrer no processo eleitoral, tornou-se uma possibilidade real. Vale lembrar que o seu nome não é uma surpresa, caso realmente seja a escolhida. Sua saída do governo deixou claro que existia a possibilidade dela ser uma opção.

Ghassan é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo auditora fiscal estadual de carreira. Goza de total confiança do governador. É como se diz na política uma tecnocrata.

A escolha

Por que Hana? O Blog do Branco vem analisando sobre a escolha de quem ocuparia a vaga de vice na chapa de Helder há meses. A indicação é o fator mais importante desta eleição no Pará, justamente porque o nome escolhido governará o Pará a partir de abril de 2026, quando Helder Barbalho se desincompatibilizará do cargo para concorrer ao Senado Federal, no lugar de seu pai, que deverá se aposentar da vida pública.

Seguindo essa lógica de raciocínio, o mandatário estadual precisa colocar, ou melhor, deixar alguém em seu lugar de extrema confiança que, ao mesmo tempo, não lhe crie concorrência, para que possa voltar em 2030 ou 2034. Nada melhor do que uma tecnocrata. Helder terá – caso Hana seja mesmo a escolhida – três anos e meio para fazê-la conhecida no território paraense, “colando” a imagem dela à sua, para que o eleitorado possa manter o seu projeto de poder.

A questão também é: Helder é conhecido por ser extremamente personalista. Seu governo é um exemplo disso. Todavia, o herdeiro político de Jader terá que deixar esse perfil de lado, caso queira que a sua estratégia política tenha êxito.

O Blog do Branco afirmou há um ano que Barbalho iria esperar até o prazo limite para definir a escolha de vice. A sua popularidade e avaliação seriam o termômetro para, primeiro, ter como vice um nome de seu partido, portanto, uma chapa pura. O que de fato agora será oficializado. Os partidos da base nem puderam criar nenhum obstáculo ao mandatário estadual por conta de sua supremacia política atual.

No próximo dia 05, dia da convenção do MDB, o eleitorado conhecerá quem será o próximo governador ou a próxima governadora do Pará, com grande possibilidade de reeleição. Helder é, sem dúvida, o dono do tabuleiro político paraense.

Imagem: Correio Braziliense. 

O blog no X