Eleições 2024: em Belém, cenários a gosto

COMPARTILHE:

No último fim de semana, o eleitorado da capital paraense teve acesso a duas pesquisas eleitorais. A primeira foi divulgada pelo instituto Acertar. Tal levantamento seguiu certa padronização de cenário que vem ocorrendo na disputa pela Prefeitura de Belém: Éder Mauro (PL) à frente, todavia, em empate técnico dentro da margem de erro com o candidato do MDB, Igor Normando. Ainda há espaço para certa inversão de posição entre os citados, mantendo o mesmo empate técnico. Em terceiro, aparece o atual prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, em média cinco a seis pontos em desvantagem; seguido de perto (em alguns casos em empate técnico) com Thiago Araújo, do Republicanos.

Esse cenário descrito acima é, como dito, o que mais se repete. É seguido, por exemplo, pela Doxa. Já a Paraná Pesquisas, apresenta outra realidade: o candidato do PL, Éder Mauro, bem à frente dos demais, com diferença que chega a 12 pontos em relação ao candidato emedebista. O citado bolsonarista está sempre acima dos 30% das intenções de voto. O único levantamento que segue o cenário de ampla vantagem de Éder Mauro, foi o divulgado no último dia 07 pela empresa “100% Cidades”, em parceria com a Futura Inteligência e divulgado pela Revista Exame.

A mais nova do mercado foi divulgada ontem (11), pelo Instituto DataIlha. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº PA-01947/2024. Foram ouvidos 1.200 eleitores entre os dias 08 e 10 de agosto de 2024, na cidade de Belém – PA. A margem de erro é de 2,8% e o intervalo de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, ou seja, sem apresentar nenhum candidato, Igor Normando (MDB) tem 14,9%, Edmilson Rodrigues (PSOL) 14,1% e Éder Mauro (PL) 9%. Não sabem ou não responderam 46,9%. Na pesquisa estimulada, com apresentação de candidatos, Igor Normando (MDB) tem 21,5%, Edmilson Rodrigues (PSOL) 20,1% e Eder Mauro (PL) 18,3%. Não souberam ou não responderam 7,1%.

O candidato Igor Normando que tinha 18,3% agora passou a ter 21,5% das intenções de voto. Em seguida, o candidato Edmilson Rodrigues, que tinha 16,5% das intenções de voto, aparece agora com 20,1% das intenções de voto. Já o candidato Éder Mauro, que liderava com 21,0%, aparece agora com 18,3% das intenções de voto.

A depender de metodologia aplicada, além de interesses particulares, temos cenários eleitoral a gosto. Há, por maioria, um cenário que se repete: Éder Mauro e Igor Normando em empate técnico; em terceiro, Edmilson Rodrigues, seguido por Thiago Araújo; ainda tem o crescimento da candidatura do comunicador Jefferson Lima, lançado pelo Podemos, que se aproxima dos dois dígitos. A questão será ao final: qual instituto sairá por cima, ou seja, que mais se aproximará do resultado das urnas, ou qual passará à margem da realidade eleitoral oficial, colocando o trabalho e a credibilidade em xeque? A conferir.

Imagem: reprodução Internet

O blog no X