Eleições 2024: em Belém, PL vai de “chapa pura caseira”

Ontem, 24, o Partido Liberal (PL) realizou sua convenção partidária para definir os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Como esperado, o deputado federal Éder Mauro foi oficializado como o candidato da legenda ao Palácio Antônio Lemos, sede do Poder Executivo da capital paraense.

Como adiantado pelo Blog do Branco em sua coluna “Rapidinhas”, que trata sobre os bastidores políticos, o nome escolhido para compor a chapa na condição de vice, foi o da médica Tatiane Coelho, nora de Éder Mauro, portanto, esposa do deputado estadual Rogério Barra, que é filho do delegado licenciado. Ou seja, “está tudo em casa e misturado”.

O PL no Pará é controlado a mão de ferro por Éder Mauro e por seu filho, Rogério Barra. Ambos gozam de total confiança do casal Bolsonaro. O que se fala é que a escolha da vice na chapa foi uma determinação de Michele Bolsonaro. O PL não coligará com nenhuma outra legenda, mesmo assim, terá bom tempo de TV e rádio, além de muito recurso financeiro vindo dos fundos partidário e eleitoral.

Éder Mauro lidera alguns levantamentos; em outros aparece em empate técnico com o segundo colocado, o deputado estadual Igor Normando, do MDB. A questão que preocupa os bolsonaristas da capital paraense é que o o delegado licenciado não consegue expandir sua intenção de voto, ou seja, parece ter atingido o seu “teto”, enquanto o pré-candidato emedebista continua crescendo.

Em seu discurso na condição de candidato a prefeito, Éder Mauro enfatizou que saúde e segurança pública serão suas prioridades. Falou ainda que a COP-30 será a grande oportunidade que Belém terá para “girar a chave” e subir em desenvolvimento econômico e social.

O embate político-eleitoral será pesado na disputa pela Prefeitura de Belém. Os governos federal e estadual não querem que a COP-30 seja realizada sob a administração de um bolsonarista, por isso, Belém se tornou prioridade.

Quem é Tatiane Coelho?

Nascida em Belém do Pará. É formada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará. É especialista em Saúde da Família e foi Residente Médica de Anestesiologia no Hospital Ophir Loyola. Foi Médica da Estratégia Saúde da Família, perita criminal no Instituto Médico Leal (IML) e atuante como anestesiologista em hospitais públicos, como o Ophir Loyola e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. Também esteve e conheceu a realidade do Pronto Socorro da 14 e da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Dentre suas principais bandeiras de luta estão o combate à mortalidade materno infantil e a ampliação da rede de saúde, especialmente, a que é voltada para a saúde das mulheres.

Imagem: O Liberal

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: revogação de decisão judicial permite o retorno de Luiz Vieira a Semed

O Secretário de Educação Luiz Vieira que teve seus bens bloqueados e foi afastado do cargo pelo juiz Lauro Fontes Júnior, da Vara de Fazenda

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em outubro de 2025

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Tião Miranda assume em Marabá e embaralha novamente a disputa política em Carajás

Atualmente, acompanhar a política local, não está sendo fácil. Reviravoltas acontecem a todo momento. Uma decisão tomada (por mais que possa parecer definitiva), horas depois,

A imposição da realidade. As bravatas eleitorais. A inserção do Media Training. Atitude Republicana ou Recuo Estratégico?

Na última sexta-feira, 22, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Ramos (Avante) esteve no estúdio da Rádio Arara Azul, concedendo entrevista ao competente comunicador Elson Brito.

Eleições 2024: Plenária de Mulheres levanta propostas e amplia apoio a Rafael Ribeiro

Em uma noite de muito diálogo e proposições inteligentes, mais de mil mulheres participaram de uma grande plenária e apresentaram suas propostas para o plano

Rapidinhas do Branco. XV

Pesquisa de consumo interno Informações que chegaram ao Blog do Branco, dão conta que o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, encomendou pesquisa eleitoral em Marabá,