Um levantamento baseado no Índice CNN Brasil, um agregador de pesquisas desenvolvido pelo Ipespe Analítica, revelou que 68 das 103 cidades que podem ter segundo turno em 2024 têm chances consideráveis de ver os eleitores retornando às urnas após o dia 6 de outubro.
Como é sabido, o município de Parauapebas se tornou o quarto maior colégio eleitoral do Pará, e terá pela primeira vez segundo turno, após ter alcançado 200 mil eleitores. No tabuleiro político-eleitoral da chamada “capital do minério”, temos quatro candidaturas a prefeito: Aurélio Goiano (Avante); Rafael Ribeiro (UB); Felipe Augusto (PL) e Graziele Ribeiro (PSD). A disputa está centrada entre os dois primeiros citados, segundo a ferramenta do Ipespe Analítica.
Segundo informação da CNN Brasil, em Parauapebas, Aurélio Goiano lidera com 41% das intenções de voto, seguido por Rafael Ribeiro, com 22%; e Dr. Felipe (PL), com 13%. Valmir Mariano e Hipólito também foram mencionados no levantamento, mas já declararam que concorrerão a cargos de vereador. Em quarto, Graziele Ribeiro com cerca de 4% da intenções de voto.
O agregador de pesquisas do Ipespe é uma importante ferramenta de análise, balizando estratégias políticas. Vai de encontro a alguns levantamentos que apontam, por exemplo, para um cenário definido em favor de Goiano. Na verdade, apenas um instituto de pesquisa segue a linha de que o candidato do Avante estaria acima dos 50% das intenções de voto.
A realidade apontada pela ampla maioria dos institutos é outra: crescimento contínuo de Rafael Ribeiro e queda de Aurélio Goiano. Como identificado pelo Índice CNN Brasil, Parauapebas vive um cenário eleitoral indefinido e que deverá ser definido em segundo turno.