Eleições 2024: José Maria Tapajós supera JK do Povão e lidera corrida pela prefeitura de Santarém, segundo Destak

A empresa Destak Publicidade e Marketing realizou uma nova rodada de pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará. Os novos números mostram a liderança de José Maria Tapajós (MDB), seguido por JK do Povão (PL). O candidato do MDB teve um salto significativo em todos os cenários, sobretudo após o início da campanha eleitoral no rádio e na TV. No cenário espontâneo, Zé Maria tem 32,1%, enquanto JK do Povão tem 26,7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-05212/2024, sendo realizada entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024 com 800 eleitores de diferentes áreas urbanas e rurais do município. A margem de erro é de 4,4%, com um intervalo de confiança de 95%.

Cenário espontâneo – No cenário espontâneo, onde os eleitores indicam seus candidatos sem a apresentação de uma lista prévia, José Maria Tapajós lidera com 32,1% das intenções de voto, seguido por JK do Povão, com 26,7%. Um total de 36,5% dos eleitores não soube ou não quis responder.

Cenário estimulado – Neste cenário, com a apresentação de uma lista com os nomes dos candidatos, Tapajós amplia sua vantagem sobre JK do Povão, com 38% das intenções de voto contra 31% de JK. Delegado Jardel aparece com 6%, enquanto Hugo Diniz e Izabel Sales têm 3% e 1%, respectivamente.

Votos válidos – Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, José Maria Tapajós chega a 48%, enquanto JK do Povão obtém 39%. Delegado Jardel tem 8%, Hugo Diniz 4% e Izabel Sales 1%.

Rejeição dos candidatos – Quando questionados sobre em quem não votariam de forma alguma, JK do Povão lidera a rejeição, com 20%, seguido por José Maria Tapajós, com 18%. Delegado Jardel, Izabel Sales e Hugo Diniz têm índices de rejeição menores, abaixo de 10%.

Expectativa de segundo turno – Quando os eleitores foram perguntados sobre quem, na sua opinião, tem mais chances de disputar um eventual segundo turno, a maioria apontou José Maria Tapajós e Carlos Martins (35,8%) como a dupla mais provável, seguidos de JK do Povão e Priscilla Noimann, com 31,1%.

Aprovação da atual gestão – A gestão do atual prefeito, Nélio Aguiar, foi avaliada pela população. A aprovação é de 70,1%, enquanto 19,9% desaprovam sua administração, e 10% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Convicção do voto – Por fim, 68% dos eleitores afirmam que já estão decididos quanto ao seu voto, enquanto 22% dizem que ainda podem mudar de opinião até o dia das eleições.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

CMP devolve R$ 4,8 milhões ao Poder Executivo

O ano de 2023 começa com uma boa notícia: devolução da quantia de R$ 4.861.501.000 (quatro milhões oitocentos e sessenta e um mil e quinhentos

Minério de Ferro dispara com a boa expectativa de aço chinês

Os contratos futuros de minério de ferro saltaram nesta quarta-feira, 01, com dados de atividade manufatureira da China melhores do que o esperado, aumentando as

Inadimplência bate novo recorde e atinge 66,6 milhões de brasileiros

Dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor revelam que, em maio, o Brasil bateu o recorde com 66,6 milhões de inadimplentes, o maior

Governadores aprovam carta em apoio à realização da COP30 em Belém

O XVII Fórum Nacional dos Governadores, realizado nesta quarta-feira (13) em Belém, encerrou-se com a aprovação de uma carta que reafirma o apoio irrestrito de

Reeleição de Zenaldo, deixa indefinida a sucessão de Jatene

No início da corrida eleitoral para a prefeitura de Belém, o então prefeito que buscava à reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB), aparecia em terceiro lugar, atrás

CMP reinicia os trabalhos sob expectativa de melhora econômica de Parauapebas

A sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) foi marcada por discursos de esperanças de que a situação do