Eleições 2024: levantamentos mantém empate técnico entre Éder e Igor com tendência de crescimento de Edmilson

Em abril de 2024, o Blog do Branco ao tratar da disputa eleitoral em Belém, tornou público o seguinte artigo: “Eleições 2024: caso concorra, quem enfrentará Éder Mauro no segundo turno?” que deixava claro naquele momento (ainda indefinido em relação aos nomes que disputariam a eleição, como no caso o candidato do MDB) que o deputado federal bolsonarista Éder Mauro (PL), que deixava claro sua pretensão de se lançar candidato a prefeito de Belém, caso concorresse, sua chance de ir ao segundo turno é enorme. Do passado ao presente, o cenário atual confirma tal apontamento. Em todos os levantamentos, Éder Mauro – liderando ou não – aparece como nome mais do que confirmado no segundo turno, com a probabilidade maior de disputar contra o deputado estadual Igor Normando, do MDB, candidato do governador Helder Barbalho.

A questão em relação à disputa pelo Palácio Antônio Lemos ganha mais um fator: o crescimento sustentável do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) que se consolidou em terceiro, todavia, com a diferença cada vez menor em relação aos dois primeiros. O atual alcaide da capital também precisa ficar atento, pois em sua cola (segundo pesquisa recente feita pela Quaest), o comunicador Jefferson Lima (Podemos) está em empate técnico com o candidato do Psol; na sequência vem o deputado estadual Thiago Araújo (Republicanos).

O crescimento de Edmilson é algo esperado. É perceptível que a máquina municipal está “rodando” com maior velocidade, o que proporciona melhora na avaliação do prefeito e, consequentemente, reduz seu índice de rejeição. Segundo a Quaest, 70% dos entrevistados reprovam a gestão do Psol em Belém, volume muito preocupante quando se disputa uma reeleição.

Igor Normando “surfa” na excelente popularidade que o governador Helder Barbalho possui na capital paraense. Éder Mauro por outro lado, se mantém forte na disputa por conta do eleitorado bolsonarista, que na capital chega a 35%.

A questão que foi levantada em abril por este blog, volta à tona: quem disputará o segundo turno contra Éder Mauro? Igor Normando é o favorito, mas o crescimento de Edmilson Rodrigues chama a atenção. Em condições normais, a Prefeitura de Belém é muito importante dentro do tabuleiro político nacional, com o adicional da COP-30, conquistar a cadeira mais importante do Executivo belenense teve sua importância elevada à enésima potência.

Imagem: Gazeta do Povo

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Alepa: parlamentares aprovam projetos sobre qualidade e comercialização do açaí e de inclusão social e cultural

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), liderados pelo presidente da Casa, deputado Chicão (MDB), aprovaram, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei (PL)

Presidente da Alesp visita Parlamento Paraense

Na manhã desta quarta-feira (01), o presidente do Parlamento Estadual, deputado Chicão, acompanhado dos deputados Luth Rebelo, Victor Dias, Cilene Couto e Ana Cunha, recebeu

O voo de Ícaro 2

Ícaro, na mitologia grega, era o filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando – tentativa frustrada em uma

Helder Barbalho defende economia verde e destaca COP na Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou em entrevista ao Congresso em Foco que o Estado tem avançado na redução do desmatamento e na estruturação

Canaã: Prefeita Josemira anuncia a construção de mais uma rodovia

Seguindo o planejamento da gestão da prefeita Josemira Gadelha (MDB), em transformar o município de Canaã dos Carajás em um dos mais desenvolvidos do Pará,

ENTREVISTA: Elson Cardoso, secretário de Produção Rural de Parauapebas

A Secretaria Municipal de Produção Rural – SEMPROR esteve, desde o início deste mandato, sob o comando de Eurival Martins Carvalho, o “Totô”, liderança do