A Doxa divulgou o seu quarto levantamento em relação à disputa pela Prefeitura de Belém. Em linhas gerais, o cenário não foi muito diferente do anterior, divulgado no dia 14 de abril. O deputado federal Éder Mauro, do PL, segue liderando, somando 20% das intenções de voto. No último levantamento, o delegado licenciado tinha 19,3%.
Em segundo aparece o atual prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, que obteve 14,8% das intenções de voto (no levantamento anterior, o mandatário somou 12,6%); em terceiro – assim como no levantamento anterior – foi o deputado estadual licenciado e secretário estadual de Cidadania, Igor Normando, do MDB, que atingiu 14,4% (o candidato do governador Helder Barbalho, marcou 11,1% na pesquisa anterior).
Em quarto, repetindo a mesma posição do levantamento anterior, vem o deputado estadual Thiago Araújo, do Republicanos, que somou 11,4% (no levantamento de abril, o mesmo obteve 10,9%). Em quinto, repetindo o desempenho de abril, vem o Delegado Eguchi (PRTB), com 7,3% (no terceiro levantamento o mesmo obteve 8,7%). Na sequência vem o radialista e apresentador Jefferson Lima (Podemos), 6,5%, mantendo, portanto, o mesmo índice da pesquisa anterior.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07388/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Belém-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 1.000 entrevistas
Período da pesquisa: 28 de maio a 01 de junho de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Análise do Blog do Branco
Éder Mauro continua em primeiro. No comparativo dos quatros levantamentos da Doxa, o parlamentar bolsonarista começou com 13,7%, chegando a 20,2%. Todavia, entre o terceiro e o divulgado ontem, Éder Mauro subiu apenas 0,9%, o que pode levar a crer que pode ter atingido o seu “teto”, ou seja, dificilmente conseguirá crescer nas próximas pesquisas. Se continuar nessa margem, sua chance de ir ao segundo turno é grande, todavia, poderá contar com poucos apoios, diminuindo sua chance de vitória.
O prefeito Edmilson Rodrigues, considerado fora da disputa pelo seu alto índice de rejeição, começou com 7,5% das intenções de voto, em janeiro, dobrou no quarto levantamento da Doxa, somando 14,8%. Uma retomada esperada – pelo uso da máquina – e alguns acertos da gestão. O mandatário segue com tendência de crescimento gradativo nos próximos levantamentos da Doxa. Outro ponto favorável ao Psolista é a queda de sua rejeição a cada nova medição.
Igor Normando, o ungido de Helder Barbalho, continua com sua trajetória de crescimento. Partiu de 5,5% em janeiro para 14,4% em junho. Dentre todos os pré-candidatos é o que registra maior crescimento, e que tende a crescer mais rápido que os demais. A possibilidade de Normando ir ao segundo turno é grande, pois o mesmo conta com a máquina estadual e o processo de “estadualização” que Belém vive e que vem contendo um crescimento maior de Edmilson.
Em quarto e que deverá ficar fora da disputa de segundo turno, porém, com papel fundamental de apoio, Thiago Araújo, que até o levantamento de abril estava em empate técnico com Edmilson e Igor, agora vai ficando para trás (o mesmo está no limite máximo do empate técnico com o segundo e terceiros colocados).
Os próximos levantamentos deverão manter o mesmo cenário: Éder Mauro liderando, porém, com margem menor; Edmilson e Igor deverão seguir empatados dentro da margem de erro. A conferir.
Imagem: Portal Olavo Dutra