Em maio o Pará registrou a maior geração de empregos da região Norte

De janeiro a maio de 2022, mais de 15 mil postos de trabalhos com carteira assinada foram gerados no Pará, o que representa o maior percentual registrado na geração de empregos de toda a Região Norte, de acordo com estudo divulgado, nesta terça-feira (28), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA), com base nos dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Previdência.

Somente no mês de maio deste ano, no comparativo entre admitidos e desligados, o estado apresentou saldo positivo de empregos formais com a geração de mais de 6,3 mil postos de trabalhos com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, a contar de junho de 2021 a maio de 2022, o Pará registrou mais de 56 mil postos de trabalhos.

No balanço do ranking nacional, tanto nos cinco primeiros meses deste ano, como também nos últimos 12 meses, o Pará foi 14º estado do país que mais gerou empregos com carteira assinada, no comparativo entre admitidos e desligados, e o maior resultado de toda a região Norte. Este estudo é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o DIEESE/PA e o Governo do Estado do Pará, por meio da Seaster.

Setores em destaque

No mês de maio de 2022, o setor com o maior destaque em relação aos saldos positivos de empregos formais foi o da Construção, com a geração de 2.135 postos de trabalhos, seguido do Setor Serviços, Indústria, Comércio e da Agropecuária.

Nos cinco primeiros meses deste ano todos os Setores Econômicos do Estado apresentaram saldos positivos de empregos formais, com destaque para o Setor Serviços com a geração de 8.324 postos de trabalhos, seguido do Setor Comércio (3.214 postos), Setor da Indústria (1.867 postos), Setor da Agropecuária (866 postos) e do Setor da Construção (862 postos). Todos os Setores Econômicos do Estado também apresentaram crescimento na geração de empregos formais nos últimos 12 meses, com destaque para o Setor Comércio com a geração de 17.367 postos de trabalhos e para o Setor Serviços com a geração de 17.300 postos de trabalhos.

Região Norte

Nos cinco primeiros meses de 2022, no comparativo entre admitidos e desligados, todos os Estados da Região Norte apresentaram crescimento na geração de empregos formais, com destaque para o Pará com a geração de 15.233 postos de trabalhos, seguido do Estado do Amazonas (12.975 postos); Rondônia (8.179 postos); Tocantins (6.153 postos); Amapá (3.499 postos); Acre (3.205 postos); e Roraima (2.747 postos). A região registrou neste período um saldo positivo de 51.991 postos de trabalhos.

O Pará também foi destaque entre os estados da Região Norte nos últimos 12 meses. No comparativo entre admitidos e desligados, gerou 56.160 postos de trabalhos, o que representa mais de 15 mil postos gerados pelo Estado do Amazonas (40.956 postos de trabalhos). Nesse período, em todo o Norte foram feitas 1.040.550 admissões, contra 888.303 desligamentos gerando um saldo positivo de 152.247 postos de trabalhos formais.

Com informações da Agência Pará. 

Imagem: Correio do Cidadão. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Uepa para todos que fazem ciência no Pará

Seguimos com a nossa série sobre a Universidade do Estado do Pará que tem a frente os Professores Clay Chagas e Ilma Pastana, respectivamente Reitor

O vertiginoso crescimento patrimonial de Toni Cunha

O deputado estadual Toni Cunha (PL) é delegado de carreira da Polícia Federal. Sua primeira disputa eleitoral foi na campanha municipal de 2016, quando concorreu

Governo Bolsonaro: a fábula do Jabuti na árvore explica a sua prole, que poderá ser a sua torre de Babel

“Naquela floresta, como em todas as florestas dos contos, reinava o leão. Como rei, não era de ficar zanzando pela floresta. Afinal, uma realeza que

Helder anuncia aumento de 15% para professores e salário inicial vai a R$ 8 mil

Nesta segunda-feira (13), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou novos investimentos para a educação pública paraense no

Deputados eleitos tomam posse no dia 1º e elegem a nova Mesa Diretora da Câmara

Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse no próximo dia 1º em sessão marcada para as 10h, no Plenário Ulysses

E aí, Senado?

Caberá a Câmara Alta decidir sobre a pretensão do presidente Jair Bolsonaro em fazer o filho, Eduardo, o próximo embaixador brasileiro em Washington. O que