Estado e prefeitura assinam OS para construção do campus da Uepa em Parauapebas

0
883

Parauapebas vive um momento histórico na área da educação: nessa segunda-feira, 12, foi assinada a ordem de serviço para início das obras da construção da primeira etapa do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa). A assinatura foi por meio de videoconferência com a participação do prefeito Darci Lermen e sua equipe de governo, do governador Helder Barbalho e representantes da empresa Vale.

O prédio de dois pavimentos será construído em uma área de 4.554,57 metros quadrados, na PA-275, com sala de aula e de tutorial biblioteca, laboratórios, lanchonetes, blocos de banheiros, administrativo, coordenação e salas de armazenamento e tecnologia da informação (TI).

A obra está prevista para ser entregue em 12 meses. Quando estiver pronto, o campus vai oferecer cursos de graduação como Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Software e Licenciatura Intercultural Indígena. Como contrapartida, a Uepa ofertará dois mestrados: Ciências Ambientais e Ensino de Matemática.

A instituição já possui convênio com a prefeitura e oferta cursos de graduação e pós-graduação por meio da Educação a Distância (EAD) e especializações em Gestão Pública, Saúde Coletiva e Teorias e Metodologias em Educação Básica.

A assinatura da ordem de serviço foi muito comemorada por Darci Lermen, afinal desde 2008, quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, ele vinha lutando para instalar o campus da Uepa em Parauapebas.

“É uma luta de muitos anos. Pra nós, é fundamental a presença da Universidade Estadual do Pará aqui, pelo volume de conhecimento que vai trazer para a nossa juventude. Nosso município merece por tudo aquilo que representa para o Estado. Agora é momento de conquista e de continuar o trabalho. Essa parceria entre prefeitura, Governo do Estado e Vale está gerando muitos frutos”, ressaltou o prefeito.

E não apenas Parauapebas vai ganhar com o campus, mas também os municípios de toda a região sudeste, conforme destacado pelo governador Helder Barbalho.

“Faltava este momento de consolidar uma estrutura física, definitiva, estruturada, que fará com que a presença da universidade possa ser uma referência educacional superior. A qualidade e a expertise que a Uepa traz, certamente, irá agregar valor à cidade, sendo mais uma oportunidade de ensino superior público, não só de Parauapebas, mas de Eldorado do Carajás, Curionópolis, Canaã dos Carajás e toda a região sudeste do Pará”, apontou o governador.

Cidade modelo

O secretário municipal de Governo, Keniston Braga, informou que a educação com qualidade é um dos eixos do Programa Municipal de Investimentos (PMI), que neste ano dará início a grandes obras em Parauapebas com vista a transformar o município em cidade modelo para todo o País.

Com o PMI, disse o titular da Segov, a estrutura educacional em Parauapebas será não apenas aprimorada, mas ampliada. “E um exemplo disso é a Uepa, um sonho antigo que vem sendo trabalhado e que hoje se torna realidade”, disse Keniston Braga.

Presente na cerimônia on-line, o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Santiago, falou da importância de a empresa participar de uma obra tão esperada pela população de Parauapebas.

 “É uma satisfação integrar mais esta parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Parauapebas, compartilhando deste objetivo comum de atuar pelo avanço da educação e por contribuir para assegurar mais uma oportunidade de carreira universitária para a nossa população aqui no sudeste do Pará”, disse Santiago.

Texto: Assessoria de Comunicação/PMP – Fotos:  Chico Souza.

Deixe uma resposta