Estrada de Ferro Carajás recebe reconhecimento por uso de IA na segurança

O uso de Inteligência Artificial (IA) rendeu à Estrada de Ferro Carajás (EFC) o primeiro lugar da categoria “vias seguras”, na última edição do prêmio “destaques” da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A estrada de ferro foi reconhecida pelo monitoramento inteligente e redução de riscos em passagens em nível com uso IA. Parte das passagens em nível da EFC possuem cancelas automáticas e câmeras especiais que operam com ajuda de um software de inteligência artificial, conectadas a um Centro de Controle que funciona 24h.

As câmeras detectam objetos ou obstáculos nas passagens e emitem alertas em tempo real para o Centro. A partir do alerta, os controladores podem tomar decisões antecipadas e assertivas, como reduzir a velocidade dos trens em algum trecho, enviar equipe de solo para checar a anomalia ou mesmo paralisar a circulação.

O diretor de operações da Estrada de Ferro Carajás, João Junior, destaca a importância do reconhecimento da ANTT, uma vez que a segurança é um valor compartilhado com os passageiros que usam a EFC para viajar.

“A inteligência artificial tem sido uma aliada entre as tecnologias existentes para garantir mais a segurança e confiabilidade à via”, afirmou.

A Vale também utiliza Inteligência Artificial para gerenciar a manutenção da frota de locomotivas, vagões e via permanente da EFC. O processo começa enquanto os trens ainda estão circulando, com a ação dos sensores de monitoramento instalados ao lado da via – chamados de waysides – e ainda dos veículos de inspeção da via.

Utilizando parâmetros como temperatura, ruído, dimensional via laser, ultrassom e vídeo imagem, os sistemas de monitoramento dizem exatamente a condição de cada locomotiva, vagão e trilho e qual deles precisa de manutenção ou substituição etc.

Os dados colhidos são enviados para uma central em São Luís que utiliza as informações na construção de planos de manutenção precisos, aumentando a segurança da frota.

A Estrada de Ferro Carajás possui uma frota com 300 locomotivas e cerca de 20 mil vagões. A força empregada para puxar um trem com 330 vagões chega a 18.000 cavalos de potência. A ferrovia percorre 27 cidades entre os estados do Pará e Maranhão.

Com informações de Ana Carolina Dias Schenk (Revista Mineração)

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Derrubada mais uma distopia bolsonarista

Uma das maiores polêmicas atualmente no Brasil gira em torno da questão do voto impresso, que substituiria o atual sistema, totalmente eletrônico. O retorno ao

A “guerra” começou. A pesquisa Doxa é só uma amostra do que virá

Ontem (18) foi divulgada a esperada pesquisa do Instituto DOXA, a primeira após o registro das candidaturas que disputam as eleições deste ano. Foi realizada

CMP devolve R$ 4,8 milhões ao Poder Executivo

O ano de 2023 começa com uma boa notícia: devolução da quantia de R$ 4.861.501.000 (quatro milhões oitocentos e sessenta e um mil e quinhentos

Bagagem pesada

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que desembarcou ontem, 09, em Los Angeles, para participar da nona Cúpula das Américas, além de carregar sem sua mala

Eleições 2022: IPEC aponta disputa acirrada entre duas candidaturas ao Senado no Pará

A segunda pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) neste sábado (24), os candidatos ao Senado Federal Beto Faro (PT) e Mário Couto

Governo do Pará entrega 39 veículos para fortalecer assistência técnica e extensão rural

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- Pará), entregou na tarde desta segunda-feira (28), Dia do Agricultor,