Estrada de Ferro Carajás recebe reconhecimento por uso de IA na segurança

O uso de Inteligência Artificial (IA) rendeu à Estrada de Ferro Carajás (EFC) o primeiro lugar da categoria “vias seguras”, na última edição do prêmio “destaques” da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A estrada de ferro foi reconhecida pelo monitoramento inteligente e redução de riscos em passagens em nível com uso IA. Parte das passagens em nível da EFC possuem cancelas automáticas e câmeras especiais que operam com ajuda de um software de inteligência artificial, conectadas a um Centro de Controle que funciona 24h.

As câmeras detectam objetos ou obstáculos nas passagens e emitem alertas em tempo real para o Centro. A partir do alerta, os controladores podem tomar decisões antecipadas e assertivas, como reduzir a velocidade dos trens em algum trecho, enviar equipe de solo para checar a anomalia ou mesmo paralisar a circulação.

O diretor de operações da Estrada de Ferro Carajás, João Junior, destaca a importância do reconhecimento da ANTT, uma vez que a segurança é um valor compartilhado com os passageiros que usam a EFC para viajar.

“A inteligência artificial tem sido uma aliada entre as tecnologias existentes para garantir mais a segurança e confiabilidade à via”, afirmou.

A Vale também utiliza Inteligência Artificial para gerenciar a manutenção da frota de locomotivas, vagões e via permanente da EFC. O processo começa enquanto os trens ainda estão circulando, com a ação dos sensores de monitoramento instalados ao lado da via – chamados de waysides – e ainda dos veículos de inspeção da via.

Utilizando parâmetros como temperatura, ruído, dimensional via laser, ultrassom e vídeo imagem, os sistemas de monitoramento dizem exatamente a condição de cada locomotiva, vagão e trilho e qual deles precisa de manutenção ou substituição etc.

Os dados colhidos são enviados para uma central em São Luís que utiliza as informações na construção de planos de manutenção precisos, aumentando a segurança da frota.

A Estrada de Ferro Carajás possui uma frota com 300 locomotivas e cerca de 20 mil vagões. A força empregada para puxar um trem com 330 vagões chega a 18.000 cavalos de potência. A ferrovia percorre 27 cidades entre os estados do Pará e Maranhão.

Com informações de Ana Carolina Dias Schenk (Revista Mineração)

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – XCIV

Parecer favorável Em mais uma vitória judicial, o candidato a prefeito Rafael Ribeiro (UB) obteve parecer favorável do Ministério Público para remoção de conteúdo difamatório

Governo federal reserva R$ 1 bi para ações da COP-30 em 2025

O governo federal reservou R$ 1 bi no projeto de Orçamento enviado ao Congresso Nacional para 2025, para ações referentes à realização da Conferência das

Eleições 2020: em Santarém, Doxa reafirma que Nélio Aguiar será reeleito

Última pesquisa DOXA deste segundo turno mostra o candidato do DEM, Nélio Aguiar com 65,0% dos votos válidos e Maria do Carmo (PT) com 35,0%.

#TBTdoBlog: por briga política, Parauapebas têm dois prefeitos

O ano era 2015, precisamente o mês de março. O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, do PSD, vivia uma intensa crise política com a Câmara

IBGE: safra brasileira de grãos em 2024 deve alcançar 298 milhões de toneladas

A safra brasileira de grãos em 2024 está projetada para atingir 298 milhões de toneladas, conforme a estimativa de julho do Levantamento Sistemático da Produção

Canaã: Pensando no Futuro

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, criado em 2017, pela Prefeitura de Canaã dos Carajás, teve como intuito fomentar o empreendedorismo no município. No final