De forma inédita, o Blog do Branco apresenta o nível de produtividade dos três senadores que representam no Pará no Senado Federal: Beto Fato (PT), Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (Podemos), referente ao primeiro trimestre de 2025.
A produtividade legislativa compreende os seguintes segmentos: preposições, pronunciamentos, relatorias de projetos e participação em votações.
O intuito deste levantamento não foi criar um ranking, como fazemos em relação ao uso de recursos públicos, medidos a cada 30 dias. O objetivo é apresentar à sociedade – com base em levantamentos disponíveis no site do Senado Federal – o que os citados fizeram nesses três primeiros meses do ano.
Se faz necessário que se leve em consideração que o período analisado neste levantamento (os três primeiros meses do ano) são, em tese, o de menor produtividade. Primeiro, porque o mês de janeiro é de expediente zero, considerado, portanto, fevereiro e março.
Como dito, seguindo a segmentação da atividade legislativa, conforme disponibilizado no site do Senado Federal, temos o seguinte mapa de produção de cada um dos três senadores que compõe a bancada paraense na Câmara Alta:
– Beto Faro:
Preposição: 01;
Pronunciamento: 05 (04 discursos e 01 pela Ordem);
Relatoria: 0 (04 em 2024);
Votação: 09 votações nominais.
– Jader Barbalho:
Preposição: 02;
Pronunciamento: 0 (02 em 2024);
Relatoria: 0;
Votação: 09 votações nominais.
– Zequinha Marinho
Preposição: 0 (04 em 2024);
Pronunciamento: 06;
Relatoria: 0;
Votação: 09 votações nominais.
Com informações: Senado Federal
Imagem: fotomontagem



